Honda NSX “português” que foi de Senna à venda por valor milionário!
- Pedro Junceiro
- 26 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
O piloto brasileiro Ayrton Senna teve três unidades do Honda NSX e uma delas, que foi originalmente matriculada em Portugal, está à venda no Reino Unido por um valor milionário

Criado para rivalizar com os principais superdesportivos da Ferrari e da Porsche no final da década de 1980, o Honda NSX rapidamente se tornou num modelo icónico que ajudou a solidificar a tradição da marca japonesa na produção de automóveis de alto desempenho. Mas Ayrton Senna deu uma ajuda na projeção mediática do NSX, não só ao tomar parte no seu desenvolvimento (ainda que não de forma muito exaustiva), mas também ao ser proprietário de três exemplares.
É exatamente uma dessas unidades do NSX, utilizadas por Ayrton Senna, que está à venda no site da Auto Trader, no Reino Unido, com o seu valor histórico a ser expresso também na soma pecuniária pedida pelo seu atual proprietário, Robert McFagan, residente de East Sussex: o NSX vermelho tem um preço base de meio milhão de libras esterlinas, algo como 583.000€!
O legado de Senna fica incomparavelmente ligado à Honda, tendo sido através da associação entre a McLaren e a marca japonesa (que cedeu os motores) que o brasileiro alcançou os seus três títulos de campeão do mundo na modalidade, em 1988, 1990 e 1991. Ao abrigo dessa mesma associação, Senna tornou-se num ídolo entre os japoneses.
Reforçando esse mesmo estatuto, o paulista foi proprietário de três unidades do NSX, com o vermelho a ser o mais conhecido, tendo sido fotografado por diversas vezes junto do modelo – como por exemplo, a lavá-lo – e a conduzi-lo. Essa mesma cena surge no filme “Racing is my Blood”, no qual o NSX é conduzido de forma mais arrojada. Mais recentemente, na passagem do 25º aniversário da morte de Senna, em 2019, o NSX vermelho foi conduzido em Imola, no mesmo circuito em que teve o seu acidente fatal, em 1994, pelas mãos de outra figura de grande peso no automobilismo, Giancarlo Minardi.
Ainda em Portugal Senna, tinha outro NSX, este em preto, que foi comprado para sua utilização pelo seu amigo António Braga, conhecido pela alcunha “Braguinha”. O terceiro NSX, igualmente em preto, era usado no Brasil.
Falando sobre o modelo que agora pretende vender, Robert McFagan, atual proprietário do Honda NSX de Senna, explica que “comprei o carro em 2013, durante uma viagem ao Algarve, em Portugal, e tenho-o desde então, encontrando-se orgulhosamente na minha propriedade em East Sussex. O NSX vermelho de Senna foi-lhe oferecido pela Honda, com quem tinha uma parceria comercial, e Senna usava-o frequentemente e era fotografado com o carro durante as suas estadias em Portugal”.
O NSX vermelho tem apenas 62.925 km no odómetro e foi registado inicialmente em 1991. O anúncio completo pode ser visto no site do Auto Trader
“Sendo eu próprio um grande fã de Senna, fiquei encantado quando consegui deitar as mãos ao NSX, que foi concebido na perfeição e assume-se como uma máquina elegante e potente para proporcionar uma experiência incrível na estrada. Foi um verdadeiro prazer possuir aquele que é um dos carros mais famosos pertencentes a uma verdadeira lenda do desporto e a emoção de conduzir o carro de Senna nunca desaparece”, completou.
Comentários