top of page

Honda investe em tecnologia fuel cell

Foto do escritor: João IsaacJoão Isaac

Marca japonesa está a trabalhar no desenvolvimento de uma base de produção de sistemas fuel cell. As instalações localizar-se-ão em edifícios já existentes em Mooka, no Japão, onde a Honda deixou de produzir outros componentes no passado mês de outubro.



A Honda anunciou a sua intenção de desenvolver uma nova base de produção de sistemas fuel cell no Japão. As novas instalações terão como base edifícios da Honda Powertrain Unit Factory, localizados em Mooka, onde a marca deixou recentemente de produzir outro tipo de componentes para motores. A marca espera dar início ao fabrico de sistemas fuel cell no final do ano fiscal de 2027/2028.


O objetivo da Honda é produzir cerca de 30 mil sistemas de propulsão de célula de combustível a hidrogénio por ano e está, para esse efeito, a contar com a ajuda financeira, sob a forma de subsídios, do governo japonês, uma vez que a tecnologia do hidrogénio é bem-recebida no país.



Esta notícia surge igualmente no seguimento de uma potencial aliança da Honda com as conterrâneas Nissan e Mitsubishi com vista ao desenvolvimento cooperativo de automóveis elétricos definidos por software, bem como de propulsores elétricos e baterias.


No entanto, a nova unidade de negócio relativa ao hidrogénio deverá assumir-se como prioritária na estratégia da marca. A Honda já definiu, também, quatro áreas onde pretende aplicar a sua tecnologia: automóveis de passageiros, veículos comerciais, centrais de produção de eletricidade estacionárias e equipamento de construção.


De acordo com a marca, o objetivo é conquistar uma quota de mercado de 5% até 2030 no segmento dos comerciais a hidrogénio, número que quer fazer subir para 30% até 2040. No entanto, curiosamente, não foi divulgada qualquer meta no que diz respeito aos veículos de passageiros.


0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page