top of page
Foto do escritorPedro Junceiro

Honda inaugura museu dedicado à competição

Novo museu da Honda, no Japão, é dedicado ao seu legado de competição. Em destaque estão alguns dos monolugares que fizeram história na Fórmula 1



No ano em que celebra o 60º aniversário da sua estreia na Fórmula 1, a Honda criou um novo museu, o Honda Racing Gallery, dedicado à sua história na competição automóvel, junto ao circuito de Suzuka, no Japão, no qual podem ser encontrados alguns dos carros mais importantes da marca.

 

Inaugurado a 5 de abril, no fim de semana do GP do Japão de Fórmula 1 (no qual a marca pôde celebrar uma “dobradinha” dos Red Bull com motores nipónicos), o novo museu funcionará como centro de comunicações da Honda quanto às suas atividades de desporto motorizado e inclui a apresentação dos desafios que a Honda enfrentou para se tornar "número um do mundo", bem como várias tecnologias de competição.

 

Enquanto centro de comunicação, o Honda Racing Gallery demonstra, sobretudo, a evolução da presença da marca na competição ao mais alto nível, expondo monolugares e peças de competição que foram desenvolvidas com o intuito de melhorar a sua participação no desporto.



Vencedores em destaque 

Como não poderia deixar de ser, os monolugares vitoriosos encontram o destaque nesta galeria de exposições. No centro do salão principal estão duas máquinas de Fórmula 1 que encerram em si grande simbolismo: o RA272 com que Richie Ginther deu o primeiro triunfo à Honda na Fórmula 1, no GP do México de 1965, e o Red Bull RB16B com que Max Verstappen venceu o título de pilotos de 2021, após uma feroz batalha com o Mercedes-AMG de Lewis Hamilton. Estes dois monolugares simbolizam o progresso técnico da Fórmula 1, com o modelo mais recente a demonstrar também o empenho na hibridação dos motores (entretanto, denominadas Unidades de Potência).

 

Adicionalmente, outros monolugares históricos de F1 adornam a parte traseira do salão principal, como os McLaren-Honda MP4/4 de 1988 e MP4/6 de 1991 com que Ayrton Senna obteve dois dos seus títulos mundiais de Fórmula 1. Como uma grande parte da história da Honda na Fórmula 1 (e do sucesso) foi obtido enquanto fornecedora de motores, são estes que assumem também um papel de destaque no Honda Racing Gallery, estando expostos enquanto “obras de arte” mecânicas em resposta aos desafios de cada era – dos turbo aos híbridos, passando pelos atmosféricos.



A Honda tem vindo a apresentar os seus produtos e atividades corporativas, bem como os pensamentos e a paixão que lhes são dedicados, numa perspetiva histórica, global e dos desportos motorizados, em diversas exposições e instalações centradas em experiências práticas, de que fazem parte a Honda Welcome Plaza Aoyama (Minato-ku, Tóquio) e o Honda Collection Hall

(Motegi, Tochigi).

 

Além dos objetos expostos da história na Fórmula 1, a Honda reservou um espaço especial para carros e peças associados às provas disputadas no circuito de Suzuka. Para o futuro, estão também a ser planeadas, exposições especiais de máquinas de corrida de várias outras competições, incluindo o Super GT, o Campeonato Japonês de Super Fórmula (SF) e as 8 Horas de Suzuka.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page