O Insight, originalmente apresentado em 1999, foi o primeiro modelo híbrido da marca japonesa a chegar à Europa
A Honda está a celebrar um quarto de século da incorporação de tecnologia híbrida nos seus automóveis. O Insight, em 1999, teve honras de estreia, assumindo-se como o primeiro modelo híbrido da Honda a ser vendido no continente europeu.
A marca japonesa conta já com mais de 40 anos de experiência no desenvolvimento de propulsores híbridos
No entanto, a marca japonesa conta já com mais de 40 anos de experiência no desenvolvimento de propulsores híbridos, os quais fazem atualmente parte das gamas dos modelos Jazz, Civic, HR-V, ZR-V e CR-V. Estes progressos seguiram-se ao lançamento da primeira geração do Civic em 1972, com os primeiros trabalhos da Honda na tecnologia híbrida a complementarem a experiência adquirida no desenvolvimento dos motores de combustão a gasolina.
Com o objetivo de produzir um dos veículos mais eficientes do mundo, a Honda equipou o Insight com um exclusivo sistema híbrido paralelo IMA - Integrated Motor Assist que lhe permitia declarar um consumo combinado NEDC de combustível de 3,4 lt/100 km.
Os engenheiros da marca nipónica continuaram, nos anos seguintes, a desenvolver a tecnologia, produzindo novas arquiteturas híbridas como o sistema i-MMD (intelligent Multi Mode Drive) de dois motores, instalado na atual gama e:HEV europeia da Honda, e o revolucionário sistema SH-AWD (Super Handling All-Wheel Drive) de três motores, presente no Honda NSX.
As tecnologias híbridas da Honda levaram-na, igualmente, ao Campeonato do Mundo de Fórmula 1, categoria onde a marca regressou como fornecedora de motores em 2015. Desde então, conquistou três títulos mundiais de pilotos – 2021, 2022 e 2023 – bem como dois de construtores, nas duas últimas épocas.
Comments