Hidrogénio: Toyota tem pilha de combustível nova
- João Isaac
- 17 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de fev.
Marca japonesa anunciou a terceira geração da sua tecnologia de pilha de combustível a hidrogénio.

A Toyota Motor Corporation revelou no final da semana passada que terminou o desenvolvimento da terceira geração do seu sistema de propulsão com pilha de combustível a hidrogénio. Em comunicado oficial, a marca japonesa assume a importância desta nova etapa para a concretização do seu plano de desenvolvimento daquilo a chama de “sociedade do hidrogénio”.
Acelerar a adoção da tecnologia no setor comercial
Um dos objetivos é acelerar a adoção da tecnologia no setor comercial. Por esse motivo, a terceira geração foi assim desenvolvida sob os elevados padrões de durabilidade que se exigem no segmento, ao nível dos aplicados no desenvolvimento de motores Diesel. A nova geração promete igualmente disponibilizar mais performance e eficiência, com um aumento de cerca de 20% em termos de autonomia, enquanto reduz de forma significativa os custos de produção com inovações ao nível da conceção das células e dos processos associados.
Para além da sua aplicação em veículos de passageiros, o sistema será assim aplicado em veículos comerciais pesados e introduzido nos mercados do Japão, Europa, América do Norte e China, tudo indica, já a partir de 2026. A Toyota irá mostrar a sua tecnologia, pela primeira vez, no âmbito do H2 & FC EXPO - International Hydrogen & Fuel Cell Expo – no próximo dia 19 de fevereiro, em Tóquio, no Japão.
Mais de dez anos de experiência
Estávamos em 2014 quando a Toyota lançou o Mirai FCEV, o seu elétrico equipado com pilha de combustível a hidrogénio e, desde então, vendeu aproximadamente 28.000 unidades em mais de 30 países e regiões. Desde 2019, a Toyota começou também a fornecer sistemas fuel cell para aplicação em, por exemplo, autocarros, comboios e centrais estacionárias de produção de energia, fornecendo mais de 2.700 unidades para mais de 100 clientes em todo o mundo.
No Japão, a marca refere que tem vindo a trabalhar com vários parceiros, particularmente nas regiões de Tóquio e Fukushima, de forma a implementar os seus sistemas no setor comercial e ajudar a criar a já mencionada sociedade de hidrogénio. A terceira geração, refere, “foi desenvolvida com base no feedback dos clientes e nos conhecimentos obtidos em provas de conceito e testes de demonstração ao longo dos últimos anos.”
Comments