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Hennessey Venom F5 recordista no Circuito das Américas

O superdesportivo com 1817 cv da marca norte-americana tornou-se no modelo de estrada mais rápido no Circuito das Américas (COTA), em Austin, Texas (EUA), derrubando recorde que pertencia ao Czinger C21



Produzido pela Hennessey Special Vehicles, companhia de hipercarros com sede no Texas, o Venom F5 Revolution é uma versão ainda mais extrema do Venom F5, assumindo como ambição ser um dos automóveis mais rápidos do mundo. Assim, este modelo conta com um V8 de 6,6 litros capaz de debitar 1817 cv de potência, além de ser também bastante ligeiro, com um peso de apenas 1360 kg. A aceleração de 0 a 200 km/h cumpre-se em 4,7 segundos, valor bem inferior à larga maioria dos automóveis no exercício correspondente, mas no arranque 0-100 km/h...

 

Nesta passagem pelo COTA, a marca norte-americana procurou demonstrar a competência do Venom F5 Revolution também em circuito, com o piloto de testes, David Donohue, a cumprir uma volta em 2.10,90 m, batendo o anterior registo obtido por um Czinger C21, que tinha feito a volta em 2.11,33 m. Curiosidade: o Venom F5 Revolution atingiu 310,76 km/h (193.10 mph) na longa reta interior com mais de um quilómetro de extensão.



Elementos específicos 

Em comparação com o Coupé, do qual herda a vasta maioria dos componentes, o Venom F5 Revolution demarca-se pela asa traseira fixa em fibra de carbono, "splitter" dianteiro de grandes dimensões e difusor traseiro, a que se juntam ainda acertos específicos para a suspensão, refrigeração do motor e telemetria digital. Outro destaque visual é a tomada de ar montada no tejadilho que ajuda a fornecer ar fresco ao motor biturbo.

 

Nas curvas, este hiperdesportivo atingiu uma aceleração lateral de 1.59 G, com a capacidade de travagem proporcionada pelo sistema carbocerâmico da Brembo a oferecer uma desaceleração de -1.61 G. Para esta prestação no circuito do Texas, que é também palco do GP dos EUA inscrito no Mundial de Fórmula 1, a marca recorreu a pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R homologados para circulação em estradas públicas.



“A competição e a vida são, muitas vezes, mais sobre a viagem do que o destino. Ver o Venom F5 arrebatar o recorde da volta no nosso circuito de 'casa' foi uma parte importante da nossa jornada com o F5”, afirmou John Hennessey, diretor-geral e fundador desta marca de nicho. “Não fazemos estas coisas por serem fáceis, mas por serem difíceis. O processo de levar o nosso hipercarro aos limites torna a nossa equipa de engenheiros, 'designers' e técnicos ainda melhor, ao mesmo tempo que permite oferecer um produto e uma experiência melhores aos nossos clientes”, completou.



O tempo foi certificado por entidades independentes, validando os esforços de David Donohue para tirar total partido das potencialidades do Venom F5 Revolution. O piloto conta com uma experiência muito alargada na competição, ostentando no currículo triunfos em Pikes Peak (2023), 24 Horas de Le Mans e 24 Horas de Daytona. A marca adianta que já vendeu um total de 22 unidades do Venom F5 (entre Coupe, Roadster e Revolution), dispondo apenas de mais algumas unidades do Roadster e do Revolution.


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