O piloto mais bem-sucedido na história da categoria mais importante do desporto automóvel – confirmam-no os números!... –, a poucos dias de testar, pela primeira vez, monolugar da Scuderia Ferrari (fá-lo-á a 20 ou 21, dependendo das condições climatéricas, em Fiorano, circuito situado “paredes-meias” com o quartel-general da marca, em Maranello, Itália), comemora o 40.º aniversário!
O britânico Lewis Hamilton comemora 40 anos esta terça-feira. O piloto natural de Tewin, Hertfordshire, Inglaterra, prepara-se para a 19.ª temporada na Fórmula 1, a primeira com a Scuderia Ferrari, equipa que é só a terceira que representa desde a estreia na categoria-rainha do desporto automóvel, na Austrália-2007 (esteve seis épocas na McLaren e 12 na Mercedes).
A primeira experiência de Sir Lewis Hamilton ao volante de Fórmula 1 da Ferrari, se não existirem mudanças nos planos, acontecerá a 20 ou 21 deste mês, no Circuito de Fiorano, próximo de Maranello, Itália. De acordo com diversas fontes, a escolha do dia depende apenas das condições meteorológicas. Cumprindo o regulamento da categoria, equipa e piloto poderão trabalhar apenas com o SF21 de 2021, o F1-75 de 2022 e o SF-23 de 2023, com o segundo e o terceiro muito mais prováveis do que o primeiro.
Hamilton encontra-se sob contrato com a Ferrari desde dia 1, momento que piloto e equipa assinalaram nas redes sociais. Recentemente, votação realizada pela F1, no sítio da categoria na Internet, concluiu, de forma esmagadora, que a escuderia de Maranello, com Charles Leclerc como parceiro de Lewis, tem a melhor “dupla” no Mundial de 2025 (recebeu 56% dos votos, “contra” apenas 29% da McLaren de Lando Norris e Oscar Piastri, e 6% da Red Bull de Max Verstappen e Liam Lawson).
Na temporada em que a Fórmula 1 comemora 75 anos, grelhas de partida (muito!) jovens – somente quatro pilotos com iguais ou acima de 30 anos: Fernando Alonso (43), Lewis Hamilton (40), Nico Hülkenberg (37) e Carlos Sainz (30). E anunciam-se três estreantes absolutos na categoria (Andrea Kimi Antonelli, de 18, na Mercedes; Gabriel Bortoleto, de 20, na Sauber; Isack Hadjar, de 20, na RB), e os inexperientes Oliver Bearman (19, na Haas) e Jack Doohan (21, na Alpine).
Hamilton tem maioria dos recordes da Fórmula 1, somando, entre outros registos, sete títulos mundiais (máximo que partilha com o alemão Michael Schumacher…), 105 vitórias, 202 pódios e 104 “pole positions”. O Mundial de 2025 arranca a 16 de março, em Melbourne, Austrália, depois da apresentação das 10 equipas e dos 20 pilotos a 18 de fevereiro, na O2 Arena (Londres, Inglaterra), num evento organizado pela primeira vez.
Comments