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Grupo Renault quer baterias 20% mais baratas

A integração das tecnologias LFP (fosfato de ferro-lítio) e “Cell-to-Pack” no catálogo da Ampere permite antecipar uma redução de cerca de 20% nos custos das baterias montadas nos automóveis do Grupo Renault a partir de 2026.



Na procura pela redução de custos associados às baterias, a Ampere, subsidiária do Grupo Renault, anunciou um plano ambicioso para as baterias através da integração da tecnologia LFP (fosfato de ferro-lítio) à sua estratégia de produtos, juntando-se à atual tecnologia NCM (níquel-cobalto-manganês) utilizada pelo grupo.

 

Esta decisão responde à volatilidade do mercado e à evolução das tecnologias de baterias, que continua a ser uma das questões mais relevantes no setor dos automóveis elétricos.

A Ampere trabalha em conjunto com os seus fornecedores, a LG Energy Solution e a CATL, para criar uma cadeia de valor integrada no continente europeu, a fim de garantir a melhor competitividade da tecnologia LFP para os seus automóveis fabricados na Europa.



Neste sentido, os dois parceiros fornecerão à Ampere as baterias LFP que equiparão vários modelos das marcas Renault e Alpine e que cobrirão as necessidades de baterias, com esta tecnologia, até 2030. Este tipo de baterias é mais acessível na produção, permitindo assim reduzir os custos de venda, enquanto a durabilidade é também bastante elevada, aplicando-se eficazmente em modelos de pequena e média dimensão.


As equipas da Ampere estão também a trabalhar com a LG Energy Solution no desenvolvimento da tecnologia “Cell-to-Pack”, que se caracteriza por baterias do tipo bolsa. Esta solução é vista como vantajosa para a autonomia dos automóveis, integrando mais células e, por conseguinte, levando mais energia a bordo. De igual modo, a tecnologia Cell-to-Pack também ajuda a reduzir os custos das baterias. De acordo com a Ampere, a integração das tecnologias LFP e “Cell-to-Pack” permitirá uma redução de cerca de 20% no custo das baterias dos seus veículos, já a partir do início de 2026, ano em que os primeiros veículos do Grupo Renault terão essas baterias.



Soluções distintas 

Atualmente, a Ampere trabalha com quatro parceiras na área das baterias, antecipando necessidades diferentes consoante os segmentos e tipos de automóveis: o principal ponto de investigação e de produção está na ElectriCity de Douai, em França, no qual tem uma fábrica com a AESC Envision para as baterias NCM, mas trabalha também com a CATL para a tecnologia LFP a partir da sua fábrica na Hungria, com a LG Energy Solutions para baterias NCM e LFP, construídas na sua fábrica na Polónia, e com a Verkor, para a tecnologia NCM, a partir da sua gigafábrica situada em Dunquerque (França).

 

"Num ambiente competitivo e em rápida mutação, a nossa estratégia em matéria de baterias é a prova da eficiência da abordagem aberta e horizontal da Ampere com os melhores parceiros, assegurando uma afetação inteligente do capital, flexibilidade e uma rápida execução. Este plano está em conformidade com o roteiro da Ampere para reduzir os custos. em 40%, antes da próxima geração de automóveis", afirmou Josep Maria Recasens, Diretor de Operações da Ampere.

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