O novo modelo da Fiat iniciou a sua produção na fábrica sérvia de Kragujevac, tanto em versão elétrica, como híbrida, com destino ao mercado europeu, Médio Oriente e África
Fundamental para a estratégia da Fiat, o Grande Panda já está a ser produzido na Sérvia, na fábrica da Stellantis de Kragujevac, local que serviu de “berço” do anterior 500L. Repleto de detalhes inspirados no Panda clássico da década de 1980, o novo Grande Panda será lançado na Europa em versões elétrica e “mild hybrid”, procurando apelar a uma faixa de condutores mais jovem.
O arranque da produção deste modelo na Sérvia decorreu na semana passada, num evento que teve a presença do Presidente daquele país, Aleksandar Vucic, e do CEO da Stellantis, Carlos Tavares, com os dois responsáveis a sublinharem a importância do Grande Panda para a marca italiana, mas também para a própria economia local.
A fábrica de Kragujevac foi o local de produção do 500L, mas teve de ser convertida para a eletrificação, num processo que levou cerca de dois anos e teve um custo de cerca de 190 milhões de euros, dos quais 48 milhões pertenceram ao Governo sérvio, de acordo com informações avançadas localmente.
O Grande Panda será o primeiro modelo 100% elétrico produzido na Sérvia
O Grande Panda será o primeiro modelo 100% elétrico produzido naquele país e, para a Stellantis, este projeto “destaca a transformação da indústria que apoia a mobilidade limpa, segura e acessível para todos os cidadãos, com a introdução da sua plataforma Smart Car”, que é a base para o Grande Panda e para outros modelos de nova geração de âmbito global, como o Citroën C3.
Comments