A Toyota desvendou uma evolução muito especial do GR Yaris durante a mais recente edição do Tokyo Auto Salon (TAS), Japão, evento destinado à indústria da preparação e do “tuning” automóvel. No M Concept pensado para a competição, motor central traseiro!
A Toyota Gazoo Racing (TGR) apresentou no Tokyo Auto Salon, evento automóvel dedicado à indústria da transformação e do “tuning”, uma nova variante do GR Yaris, concebido como um protótipo para competir nas pistas do campeonato japonês de resistência, o Super Taikyu Series.
Porém, a marca não se limitou a modificar alguns parâmetros do GR Yaris que já é bem conhecido, tratando, ao invés, de conceber um modelo bastante especial e peculiar, cujo ponto mais relevante é a passagem do motor para trás do lugar do condutor, situando-se assim em posição central traseira.
Além disso, a própria motorização foi alterada, já que em lugar do bloco de três cilindros, o GR Yaris M Concept apresenta um motor 2.0 de quatro cilindros, também sobrealimentado e ainda em desenvolvimento. Com efeito, é uma das unidades que a marca tem em trabalho de conceção para a nova geração de automóveis, procurando aliar prestações elevadas com uma eficiência ainda maior em termos de consumos e de emissões poluentes.
A TGR tem como objetivo implementar a construção de automóveis em que o condutor é colocado como prioridade no desenvolvimento, focando-se no princípio de evoluir pela quebra. Ou seja, tal como já sucedeu com a evolução do GR Yaris, o desenvolvimento tem por base a filosofia de que os automóveis e os seus componentes devem ser levados até ao limite, eventualmente, falhando, para assim se conseguir uma evolução.
Levar os automóveis às condições mais extremas é primordial
Essa ideia de levar os automóveis às condições mais extremas é primordial para Akio Toyoda, o Presidente da Toyota, que nas “horas vagas” assume o papel de “Morizo”, ou seja, o piloto que também não se coíbe de participar em provas míticas como as 24 Horas de Nürburgring.
Testar no Nürburgring
A menção ao “Inferno Verde” não é descabida, na medida em que o circuito situado junto às montanhas de Eifel, na Alemanha, continua a ser um palco privilegiado para o desenvolvimento de automóveis desportivos. E é também onde a Toyota Gazoo Racing irá estar presente com outro GR Yaris, também apresentado publicamente no Tokyo Auto Salon.
A TGRR irá participar com o mais recente GR Yaris, apresentado no Tokyo Auto Salon do ano passado, equipado com a recém-desenvolvida caixa automática que é alternativa à caixa manual.
Mais concretamente, a marca pretende competir no Campeonato Alemão de Resistência, o VLN, que tem uma grande parte das suas provas precisamente no circuito de Nürburgring e onde a questão regulamentar é mais “livre”. Assim, em paralelo com o Super Taikyu Series, no Japão, a partir deste ano, a TGR e a Rookie Racing (TGRR) pretendem tomar parte da série alemã e, também, regressar à prova de 24 horas no “Inferno Verde” após um hiato de seis anos.
Também no TAS de 2025, a TGR revelou um pacote aerodinâmico especial para o GR Yaris, composto por seis componentes distintos, novidades no “software” do GR86 e o estabelecimento de um novo departamento, o GR Heritage Parts, que se dedica à produção de componentes descontinuados para modelos clássicos. Em 2025, esta divisão pretende lançar 25 itens para sete modelos, incluindo os Supra de 1970 e 1980, o AE86 e o Land Cruiser 40.
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