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Golf GTI de tração dianteira mais potente de sempre

Atualizado: 25 de mai.

O fim de semana das 24 Horas de Nürburgring será utilizado pela Volkswagen para celebrar o 50.º do popular compacto, sobretudo das suas versões mais desportivas: assim, além do GTI de tração dianteira mais potente de sempre (Clubsport), GTI Clubsport com 348 cv inscrito na corrida de resistência no mítico Nordschleife!



A Volkswagen vai aproveitar o fim de semana das icónicas 24 Horas de Nürburgring (1 e 2 de junho) para apresentar o Golf GTI Clubsport mais potente de sempre, dando continuidade às celebrações do 50º aniversário que o modelo cumpre em 2024.

 

Durante a prova de resistência disputada no “inferno verde”, na Alemanha, a Volkswagen levará a cabo uma celebração do Golf, com foco no lado desportivo, assim apresentando o Golf GTI Clubsport mais potente de sempre, embora não tenha revelado valores referentes ao motor de versão que manterá o esquema de tração apenas às rodas dianteiras.

 

A versão anterior recorria a um motor 2.0 TSI de 300 cv de potência em associação à caixa DSG de 7 velocidades, mas o novo GTI Clubsport terá ainda mais potência e uma suspensão adaptada para às características do desportivo compacto.



O renovado Golf GTI Clubsport contará com uma frente totalmente redesenhada, mais distinta e agressiva, com novos faróis LED Plus e logótipo iluminado na grelha dianteira. Atrás, também a iluminação LED foi renovada, sobressaindo o grande aileron traseiro que dá continuidade à linha de tejadilho. Outra novidade é o conjunto de jantes de 19'' de estilo “Queenstown”, em evocação das jantes de outro GTI, neste caso das “Detroit”, utilizadas na quinta geração do modelo.


Nos modos de condução, o “Special” está adaptado ao circuito alemão de Nürburgring Nordschleife, com um perfil que permite gerir a entrega da potência em função das condições ondulantes da pista. O autoblocante também está adaptado e o chassis adaptativo (DCC) é proposto opcionalmente

 

A Volkswagen adianta, desde já, que o novo Golf GTI Clubsport pode ainda receber um conjunto de jantes forjadas “Warmenau” de 19'', com um peso unitário de 8 kg. Assim, reduzem-se as massas suspensas e melhora-se a "performance" em curva. A bordo, volante novo, acontecendo o mesmo com o ecrã do do infoentretenimento, sistema que integra assistente de voz IDA e inteligência artificial ChatGPT.



Especial de corrida 

Essa não será a única novidade da marca de Wolfsburgo, já que outro Golf GTI Clubsport especialmente preparado participará nesta corrida de 24 horas, inscrito na categoria AT3/SP3T para modelos com combustíveis alternativos. Isto porque o motor 2.0 turbo de 348 cv e 450 Nm é “alimentado” com um novo combustível de bioetanol desenvolvido em parceria com a Shell, resultando na especificação E20 (mais de 20% de bioetanol incorporado).

 

Este biocombustível permite um funcionamento significativamente mais eficiente do motor GTI (diretamente derivado do motor de produção), graças à adaptação do software, e garante uma redução significativa nas emissões de CO2, quer durante a condução, quer pela própria produção: na avaliação “well-to-wheel” (desde a extração à queima), as emissões de CO2 são reduzidas entre 35 a 40%, uma vez que contém uma quota adicional de 40% de componentes renováveis provenientes de materiais residuais e resíduos, para além dos 20 por cento de bioetanol.



De resto, o Golf GTI Clubsport 24h de tração dianteira foi preparado pela equipa Max Kruse Racing especificamente para esta corrida, com o auxílio de Benny Leuchter, que será um dos pilotos, juntamente com a estrela do World RX, Johan Kristofferson, e mais dois pilotos alemães, Nico Otto e Heiko Hammel. O carro tem uma relação peso/potência de 3,36 kg/cv, graças a um grande trabalho de “emagrecimento” estrutural, que baixou o seu peso para 1170 kg. O depósito de combustível alberga um total de 100 litros.

 

Numa “prenda” dos organizadores da prova de 24 horas, a ADAC ofereceu o número 50 a este GTI Clubsport de competição. Mas, haverá ainda outra celebração: com mais três Golf GTI em prova, mas de outras eras. Inscritos pela KWL Motorsport, que comemora 45 anos em 2024, dividem-se da seguinte forma – GTI Kamei (Grupo 2) de 1978 com 183 cv, GTI Grupo 2 de 1980 com 184 cv e GTI 16S Oettinger (Grupo 4) de 1981 com 208 cv.

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