top of page

Novo VW Golf GTI Clubsport tem 300 cv e tração dianteira

Atualizado: 2 de jun.

Versão desportiva nova da berlina compacta apresentada antes do arranque das 24 Horas de Nürburgring, na Alemanha. Tem imagem retocada e motor otimizado.



A Volkswagen, no ano em que comemora o 50.º aniversário do Golf, apresenta a versão GTI com tração dianteira mais potente na história da berlina compacta, que conta com variante otimizada do motor de 4 cilindros 2.0 TSI, com 300 cv e 400 Nm.

 

Esta versão apresenta pacote completo de novidades tanto no desenho como na técnica, facto que explica, precisamente, o "título" com que é apesentada no mercado. Recorda-se que já existiram versões mais potentes do Golf, que foram propostas sob a designação “R” e com sistemas de quatro rodas motrizes 4Motion.



Por seu turno, este trata-se de um GTI, pertencendo de “corpo inteiro” à família do compacto germânico, recebendo também as mesmas melhorias estéticas introduzidas nos demais modelos, ainda que em aparência mais dinâmica e imponente. Na dianteira, o destaque vai para os grupos óticos, agora com iluminação LED Plus e logótipo iluminado na grelha. Na traseira, destaca-se o grande "spoiler" para melhorar a carga aerodinâmica, ao passo que os farolins LED também contam com novo desenho.


No GTI Clubsport, volante multifunções em pele e sistema multimédia novos. O segundo é mais intuitivo e pode contar com assistente virtual integrado (IDA) e inteligência artificial (ChatGPT)

Quanto às jantes, o Golf GTI Clubsport recebe agora unidades de 19'', de estilo “Queenstown” e com desenho de cinco semicírculos que evocam as jantes utilizadas na 5.ª geração do Golf GTI. Como opção, a marca disponibiliza outras jantes de 19'', de estilo “Warmenau”, mas forjadas para um peso de apenas 8 kg por cada unidade. Desta forma, reduzem-se as massas suspensas e melhora-se a precisão geral e o dinamismo.



Mais potente 

Na vertente técnica, realce para mais uma evolução do bem conhecido motor 2.0 turbo de 4 cilindros (com o nome de código “EA888 Lkw evo4”, em representação das suas contínuas melhorias), agora com 300 cv e 400 Nm. Em virtude desta ligeira melhoria de potência, o Golf GTI Clubsport acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos, com a velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h. No entanto, este limite pode ser ultrapassado com o pacote “Race”, que aumenta a velocidade máxima para 267 km/h.

 

A energia do motor é transmitida ao asfalto pelo eixo dianteiro, com o apoio de diferencial comandado eletronicamente. Opcionalmente, controlo adaptativo do chassis DCC

Outro destaque do Golf GTI Clubsport é o perfil de condução “Special”, criado unicamente para este modelo  que combina os sistemas relevantes para a dinâmica de condução com as características especiais da pista de Nürburgring - para compensar as ondulações típicas da Nordschleife, o desempenho máximo é alcançado através de uma configuração vertical específica do controlo adaptativo do chassis DCC e de uma configuração dinâmica lateral modificada do Gestor da Dinâmica do Veículo de série.



Ou seja, procura oferecer uma suspensão menos firme para lidar melhor com as ondulações e corretores elevados do traçado germânico, mas sem cortar na motricidade ou na entrega da potência.

 

A Volkswagen apresentou outro GTI, que é ainda mais potente do que este Clubsport, mas este modelo não é de produção. Fizeram-no para a corrida de resistência no Nordschleife

O Golf GTI Clubsport 24h foi inscrito pela Max Kruse Racing e tem Benny Leuchter, Johan Kristoffersson, Nico Otto e Heiko Hammel como pilotos. Esta versão conta com melhorias específicas no motor para atingir um valor de potência de 348 cv, para elevar as suas competências dinâmicas em corrida.



0 comentário

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page