Giovinazzi e Rossi à frente em Imola
- José Caetano
- há 2 dias
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Os italianos Antonio Giovinazzi, no Ferrari 499P da AF Corse, e Valentino Rossi, no BMW M4 GT3 do Team WRT, protagonizaram as voltas mais rápidas na qualificação para as 6 Horas de Imola, ronda 2 do Mundial de Resistência (WEC). O primeiro fê-lo na categoria de topo (Hypercar), com 1.28,920 m, repetindo, assim, a “pole” da primeira corrida da temporada, no Bahrain, enquanto o segundo consegui-o entre os LMGT3, com 1.42,355 m, e estreia-se na primeira posição de grelha de partida! A corrida realiza-se este domingo, a partir das 12 horas em Portugal Continental.

A Ferrari soma e segue no Mundial de Resistência (WEC). Em Itália, muito apoiada pelos “tifosi”, a marca italiana, com os 499P ao cuidado da AF Corse, asseguraram as duas primeiras posições na grelha de partida para a ronda 2 do campeonato de 2025, as 6 Horas de Imola, corrida a realizar este domingo, a partir das 12 horas de Portugal Continental. O italiano Antonio Giovinazzi, no “cavallino rampante” com o número 51 protagonizou o melhor registo nos 4,904 km do Autódromo Enzo e Dino Ferrari, com 1.28,920 m. Robert Kubica, no 499P da AF Corse, acabou a sessão na segundo posição, a 0,758 s do mais rápido.

Durante os 10 minutos da Hyperpole, o programa que “arruma” as primeiras cinco linhas na grelha de partida, em ação, protótipos de sete marcas – dois Ferrari, dois Toyota, dois Alpine, um BMW, um Peugeot, um Cadillac e um Porsche. O 499P com o número 50, vencedor no arranque da temporada 13 do WEC (1812 km do Catar), a 28 de fevereiro, acabou o primeiro período da sessão de qualificação no “top-3”, mas penalização por violação dos limites da pista italiana deixou-o de fora da luta pela “pole” e posicionou-o em 18.º, atrás dos demais hipercarros em competição.

Na categoria LMGT3, primeira “pole position” de Valentino Rossi no WEC. O piloto italiano de 46 anos, sete vezes campeão do MotoGP, títulos a que soma mais dois no motociclismo de velocidade, em 125 cc e 250 cc, percorreu o circuito de Imola em 1.42,355 m no BMW M4 GT3 do Team WRT. Em segundo, a 0,306 s, classificou-se o austríaco Clemens Schmid, no Lexus RC F GT3 do Akkodis ASP Team.

O vencedor no Catar, o Corvette Z06 GT.3 da TF Sport, com o britânico Ben Keating aos comandos, classificou-se em 16.º, por isso não conseguindo apurar-se para a Hyperpole. E a Proton Competition também não cumpriu este objetivo com o Ford Mustang GT3 número 77, máquina que o português Bernardo Sousa divide com os britânicos Ben Barker e Ben Tuck (13.ª posição, com 1.44,412 m).
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