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Genesis (Hyundai) confirmada na resistência

A notícia antecipava-se há semanas (e E-AUTO publicou-a no início de julho), mas a certeza surgiu só agora e através de comunicado na rede social Instagram: a Hyundai confirmou programa para a categoria de topo da resistência automóvel (Hypercar), com LMDh híbrido desenvolvido com a Oreca. Fá-lo-á com a divisão de luxo Genesis, talvez para participação tanto no Mundial (WEC) como no campeonato norte-americano (IMSA)!



A Hyundai, depois de anunciada a extensão até 2029 do regulamento da categoria de topo do Mundial de Resistência (LMH e LMDh), o que aconteceu nas vésperas da edição de 2024 de 24 Horas de Le Mans, decidiu montar projeto para participar no campeonato da "moda" a partir de 2026 e por um período mínimo de três anos! Fá-lo-á com a divisão de luxo Genesis, o equivalente à Lexus da Toyota, à Acura da Honda ou à Infiniti da Nissan, o que também “abre a porta” a investimento no campeonato norte-americano IMSA, na categoria GTP, que “obedece” ao mesmo regulamento.



A Hyundai Motorsport, divisão do fabricante sul-coreano baseada em Alzenau, Alemanha, e comandada pelo francês Cyril Abibetoul, 46 anos, confirmou o plano em comunicado na rede social Instagram, mas sem anunciar datas ou parceiros. A equipa compete no Mundial de Ralis (WRC) desde 2012 e também tem atividades nos turismos (TCR), após participações bem-sucedidas no WTCC e no WTCR (de acordo com fontes, Gabriele Tarquini, o campeão do WTCC em 2009 e do WTCR em 2018, está na “pole” para liderar o programa novo!).



Especula-se que o "sim" da Hyundai à resistência pode representar o "não" à continuidade da participação no WRC, onde compete desde 2014 (em 10 temporadas, 34 vitórias, a mais recente na Grécia, na ronda 10 do Mundial de 2024, que terminou com três i20 N Rally1 nas primeiras três posições, e títulos de construtores em 2019 e 2020), devido às mudanças nos regulamentos técnicos planeadas para 2027, facto que explica a extensão do contrato com o piloto que está no comando do campeonato, o belga Thierry Neuville, apenas até ao final de 2026.


Para o fornecimento do chassis do LMDh da Genesis, a Hyundai selecionou a francesa Oreca, empresa que trabalha com Alpine (WEC) e Acura (IMSA).

 

Para o fornecimento do chassis do LMDh da Genesis, hipercarro com motorização híbrida, a Hyundai selecionou a francesa Oreca, que já trabalha com Alpine (A424) e Acura (ARX-06) – a primeira no WEC, a segunda no IMSA. Para o Mundial, os sul-coreanos necessitam de recorrer ao apoio de equipa privada. Na lista de candidatas, IDEC Sport, Cool Racing, TDS Racing, DAMS e Chip Ganassi Racing, equipa norte-americana com estrutura na Alemanha e em final de contrato com a Cadillac.


Atualmente, na categoria principal do WEC, “aceleram” oito construtores (Alpine, BMW, Cadillac, Ferrari, Lamborghini, Peugeot, Porsche e Toyota). No próximo ano, entrada em ação do nono (Aston Martin)!


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