Geely recorre à Renault para produzir no Brasil
- João Isaac
- 18 de fev.
- 2 min de leitura
Os grupos Renault e Geely estabeleceram um acordo provisório que amplia a cooperação entre os dois fabricantes e que permitirá ao construtor chinês produzir no Brasil para o mercado local, bem como aceder a serviços de manutenção e de vendas.

Dois dos maiores grupos automóveis mundiais, a Renault e a Geely estabeleceram um acordo provisório que amplia sua cooperação estratégica na produção e venda de veículos elétricos e de baixas emissões através da Renault do Brasil.
Ao abrigo deste acordo, a Geely – grupo que detém marcas como a Volvo, smart, Lotus, Polestar ou Zeekr, entre outros – investirá na Renault do Brasil para se tornar um acionista minoritário, mas também lhe garante acesso a recursos localizados de produção, vendas e serviços. Este passo está sujeito à celebração de acordos definitivos e à aprovação prévia das autoridades reguladoras competentes.
Através desta cooperação, as duas unidades de produção do Complexo Ayrton Senna do Grupo Renault em São José dos Pinhais, Paraná, seriam disponibilizadas para a produção destes veículos totalmente novos, tanto para a Geely como para a Renault, cuja gama atual já é ali fabricada.

Pelo lado das vendas, a Renault do Brasil tornar-se-á distribuidora do portefólio de veículos elétricos e de baixas emissões da Geely produzidos naquele país, com esta última a beneficiar da rede já estabelecida pela marca francesa naquele país da América do Sul. A Geely procura seguir as pisadas as pisadas da conterrânea BYD, que está inclusive a construir uma fábrica em Camaçari, com capacidade prevista de 150.000 automóveis por ano.
O objetivo é tirar partido do potencial dos mercado sul-americano, sobretudo do brasileiro, que representa 44% das vendas totais de automóveis naquele continente.
Para Luca de Meo, Diretor-Geral do Grupo Renault, esta é mais uma etapa numa caminhada conjunta que já tem sido feita há algum tempo por parte dos dois construtores. “O Grupo Renault e a Geely já percorreram um longo caminho juntos: lançámos com sucesso uma empresa comum na Coreia e, com a Horse, criámos um líder mundial em tecnologia de grupos motopropulsores. Juntos, criámos confiança e uma relação de trabalho eficaz. Estes são grandes trunfos que queremos aproveitar hoje com esta nova cooperação no Brasil”.
O mesmo é apontado por Eric Li, Presidente do Geely Holding Group, que destaca este avanço na cooperação com a Renault como uma forma de “beneficiarmos mutuamente de sinergias partilhadas e de eficiências melhoradas para criar mais valor para os nossos utilizadores globais”.
Comments