Projeto-piloto testado com sucesso em Cascais e Matosinhos levará, em breve, à expansão da rede a outras zonas do país.
A Galp anunciou a instalação de carregadores para automóveis eletrificados em postes de iluminação pública, um projeto-piloto bem-sucedido e implementado, para já, em Cascais e Matosinhos, mas que passará agora à fase de desenvolvimento da rede.
Um dos principais objetivos é aproveitar eficientemente a infraestrutura de iluminação pública já existente, reduzindo os custos de instalação, mas também o tempo necessário para colocar ao serviço novos pontos de carregamento lento. Isto reduz a necessidade de adicionar novas exigências de potência à rede, bem como minimiza a ocupação de espaço nos passeios públicos.
“Esta é uma necessidade premente nos grandes centros urbanos”
“Esta é uma necessidade premente nos grandes centros urbanos”, afirma João Diogo Marques da Silva, administrador executivo da Galp com o pelouro da área Comercial. “Nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, por exemplo, mais de metade dos alojamentos familiares não têm estacionamento ou garagem, o que significa que a resposta de pontos de carregamento terá de ser dada pela rede pública através de soluções como esta”, acrescenta.
Neste momento estão em operação pontos de carregamento no Bairro do Junqueiro, em Carcavelos, bem como na antiga Refinaria de Matosinhos, mas a Galp refere, em comunicado oficial, que “está a trabalhar para a disponibilização de pontos de carregamento para veículos elétricos assentes nesta tecnologia noutros pontos do país.”
Comments