É o primeiro piloto brasileiro na categoria de topo do desporto automóvel desde o adeus de Felipe Massa (2017), venceu a Fórmula 3 em 2023 e, atualmente, comanda a Fórmula 2. Tinha contrato com a McLaren, mas a Audi, depois de falhar um acordo com a Williams para a contratação de Carlos Sainz, "libertou-o" e recrutou-o. Em 2025, na Kick Sauber, preparação (sem pressão...) para a estreia da escuderia alemã no Mundial de 2026.
O plantel de pilotos da Fórmula 1 passa por mudança geracional importante, com a “entrada em cena” de muitos talentos (entre as certezas para 2025, Andrea Kimi Antonelli na Mercedes, Jack Doohan na Alpine e Oliver Bearman na Haas – Franco Colapinto está sob contrato com a Williams, mas a escuderia britânica conta com Carlos Sainz e “admite” negociar a saída do argentino para a RB ou a Red Bull, que também dispõe de jovem em ascensão na equipa-satélite e pode manter-se como companheiro de equipa de Yuki Tsunoda ou fazer dupla com Max Verstappen, se a formação austríaca dispensar Sergio Pérez: Liam Lawson). E, notícia desta manhã: a Kick Sauber, escuderia que será substituída pela Audi em 2026, anunciou acordo plurianual com Gabriel Bortoleto e a saída de Valtteri Bottas e Zhou Guanyu no fim de 2024!
A Kick Sauber-Ferrari vive momento de transformação difícil, com a passagem das operações para a Audi a refletir-se nos resultados dececionantes. A formação com base em Hinwill, nos arredores de Zurique, Suíça, continua sem pontos em 2024 e, pela primeira vez desde 2014, pode acabar uma temporada na Fórmula 1 a “zeros” – esta época, 11.ª posição de Zhou Guanyu no Bahrain, na primeira corrida do ano, como melhor resultado. De 2025 em diante, Gabriel Bortoleto como companheiro alemão Nico Hülkenberg, piloto confirmado pela equipa em abril.
Natural de São Paulo, o piloto nascido em 2004 integrava a Academia da McLaren. Bortoleto ganhou mediatismo e notoriedade em 2023, com a vitória na Fórmula 3, representando a Trident. Atualmente, com a Invicta Racing, comanda a Fórmula 2, no Red Bull Ring (Áustria) e em Monza (Itália). O piloto iniciou a carreira no karting quando tinha seis anos e, aos doze, mudou-se para a Europa com a família, com o objetivo de perseguir o sonho da Fórmula 1. Está concretizado!
“Demonstrou rapidez e talento nas categorias juniores, ganhou corridas e títulos… É uma contratação importante tanto para a Sauber como para a Audi, que passam a contar com dupla de pilotos que combina experiência e juventude”, disse Mattia Binotto, o ex-Ferrrari contratado pelo construtor alemão para preparar a estreia na Fórmula 1. “O projeto é excitante, talvez o mais excitante do momento no desporto automóvel. Poder juntar-me a equipa tão ambiciosa representa uma oportunidade incrível”, reconheceu o brasileiro.
Desconhece-se o futuro de Zhou Guanyu, 25 anos, primeiro piloto chinês na Fórmula 1 (estreia no Bahrain-2022) mas o “plantel” da Fórmula 1 encontra-se formado, desconhecendo-se apenas o nome do segundo piloto da RB-Honda RBPT (Liam Lawson, seguramente, não conseguindo a promoção à Red Bull). Já Valtteri Bottas, 35 anos, depois de três temporadas com a Sauber, admite o regresso à Mercedes, equipa que representou de 2017 a 2021, para desempenhar o papel de piloto de reserva e testes. O finlandês acelera no Mundial desde a Austrália-2013, totalizando 243 grandes prémios, 10 vitórias, 20 "pole positions", 19 voltas mais rápidas e 67 pódios em 13 temporadas (Williams, Mercedes e Sauber).
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