Tragédia na Comunidade Valenciana, Espanha, obriga promotor do campeonato (e FIA) à transferência do programa coletivo de testes de preparação para a Época 11 do Mundial, que tem arranque marcado para 7 de dezembro (São Paulo, Brasil), de Valência (Circuito Ricardo Tormo) para Madrid (Jarama).
A Época 11 da Fórmula E, categoria que ganhou estatuto de Mundial da Federação Internacional do Automóvel na temporada 7 (2020-21), depois do título de António Félix da Costa na 6, arranca com o “pé esquerdo” e pelas piores razões possíveis… As mortes (mais de 200, contabilizando-se, ainda, dezenas de desaparecidos!) e a destruição provocadas pela tempestade DANA – em apenas oito horas, choveu o equivalente a um ano, o que deixou milhares de pessoas presas nas suas casas, devido às inundações devastadoras –, obrigaram, sem surpresa, ao cancelamento dos testes de pré-temporada marcado para o Circuito Ricardo Tormo, entre os dias 4 e 7, que incluía sessão reservada só a mulheres, apenas a primeira na história de todas as competições realizadas pelo organismo que superintende este desporto.
A decisão da Fórmula E percebe-se (muito!) facilmente, considerando a dimensão e a extensão da tragédia. “Na sequência de consulta com as autoridades locais, a FIA e o Circuito Ricardo Tormo, decidimos cancelar o nosso teste de pré-época em Valência. Logisticamente, até poderíamos organizá-lo, mas não queremos originar distrações, nem utilizar recursos importantes para apoiar as comunidades locais”, disse o promotor do campeonato em comunicado.
“Na sequência de consulta com as autoridades locais, a FIA e o Circuito Ricardo Tormo, decidimos cancelar o nosso teste de pré-época em Valência"
No mesmo documento, lê-se mais: “Este teste é sempre um momento importante no calendário do Campeonato do Mundo e é-o ainda mais esta temporada, devido à introdução de monolugar novo na competição, o que pressupõe a verificação da segurança Gen3 Evo e das tecnologias novas a introduzir na categoria. Tomámos a decisão de garantir local alternativo e o Circuito de Jarama, em Madrid, acolherá o Teste Oficial de Fórmula E, mais o Teste Feminino, entre os dias 5 e 8, reunindo-se todas as condições logísticas e operacionais necessárias para a organização, pois precisamos de transferir equipamentos e operações muito rapidamente”.
Nesta Época 11 da Fórmula E, introdução do Gen3 Evo, versão muito otimizada do Gen3 em ação desde a 9 (2022-23), com chassis novo, asa dianteira mais robusta, e pneus Hankook preparados para resistirem ao aumento de aderência resultante do facto deste monolugar com tração também às rodas dianteiras, modo que será utilizado apenas nas qualificações, nos arranques das corridas e nas ativações do Attack Mode. E, devido ao aumento da potência, mais capacidade de aceleração – “capaz de menos de 2 s no 0 a 100 km/h, é 30% mais rápido do que os F1 e 36% do que os Gen3”, promete-se!
Para o português António Félix da Costa, 33 anos, sexto classificado na Época 10 da Fórmula E, que cumpriu com quatro vitórias em 16 corridas, a 11.ª temporada no campeonato, terceira com a Porsche.
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