top of page
Foto do escritorJosé Caetano

Félix da Costa penalizado e fora dos pontos em Shanghai

Mitch Evans, da equipa Jaguar, venceu corrida frenética que teve ponta final excitante, após ultrapassagem a Pascal Wehrlein, da Porsche, quase com a bandeira de xadrez à vista. António Félix da Costa, também da Porsche, terminou em quinto, posição que assegurava mais 10 pontos, mas penalização de 5 s empurrou-o para fora do “top-10”!



Na primeira corrida do antepenúltimo fim de semana da Época 10 do Mundial de Fórmula E – até ao epílogo de temporada que tem o número recorde de 16 corridas, só mais cinco rondas, a primeira amanhã, outra vez em Shanghai (China), duas em Portland (EUA) e duas em Londres (Inglaterra)! –, depois de muitos momentos excitantes em pista, classificação oficial suspensa durante horas a mais, por existirem diversos pilotos sob investigação dos comissários da Federação Internacional do Automóvel (FIA), incluindo Mitch Evans, Pascal Wehrlein e António Félix da Costa, todos devido a manobras defensivas ou ofensivas pouco ortodoxas e, por isso, talvez à margem das leis!



Evans escapou à "mão pesada" da FIA e, assim, o neozelandês da Jaguar, que assumiu a liderança do primeiro ePrix de Xangai na última volta a circuito que estreou uma variante com 3,051 km e 12 curvas em vez da configuração com 5,451 km e 16 curvas do Grande Prémio de Fórmula 1 (eliminou-se, por exemplo, a reta interior com cerca de 1 km!), depois de ultrapassagem a Wehrlein, ganhou pela segunda vez em 2024 e 12.ª na categoria. Nick Cassidy, também da Jaguar, terminou na terceira posição (oitavo pódio do ano) e continua no comando do Mundial, mas a vantagem sobre o alemão da Porsche diminuiu três pontos, de 16 para 13.



Para Félix da Costa, que teve a missão de "proteger" o companheiro de equipa envolvido na luta pelo título mundial, facto que impediu, por exemplo, o "ataque" ao pódio, a quinta posição valia 10 pontos para a conta pessoal e, ainda, a progressão de oitavo para sétimo no campeonato, mas o piloto da escuderia alemã não teve a mesma sorte do neozelandês da Jaguar e uma penalização de 5 segundos, devido a incidente com Jean-Érice Vergne, da DS Penske, deixou-o fora do “top-10”, em 18.º!


Não é o primeiro contratempo de Félix da Costa com a equipa de comissários da FIA em 2024. Em Misano, também horas após o final da corrida, na secretaria, retiraram-lhe a vitória na pista. Espera-se, ainda, o resultado do protesto da Porsche...

 

O português ganhou a ronda 6 da temporada, em Misano, Itália, mas foi desclassificado horas depois do ePrix, por irregularidade técnica "descoberta" no 9XX Electric. A Porsche apresentou protesto e aguarda-se o resultado do recurso formalizado pela escuderia alemã.



Na próxima madrugada (3h20 em Portugal), qualificação para a corrida 2 do fim de semana do Mundial de Fórmula E em Shanghai. O ePrix com 28 voltas (menos uma do que hoje) também tem arranque marcado para as 8h04.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page