top of page

Félix da Costa paga “dores” de Cassidy

Português penalizado (muitas) horas depois da corrida final da Época 10 desce de 5.º para 13.º no segundo ePrix do fim de semana do Mundial de Fórmula E em Londres e, assim, de 5.º para 6.º na classificação do campeonato. E Porsche perde título de construtores! Quase inexplicável….



A Federação Internacional do Automóvel (FIA), aparentemente, tem colégios de comissários que decidem de acordo com os humores e não com base em regras. No mesmo dia em que Hamilton e Verstappen, no Grande Prémio da Hungria, ronda 13 do Mundial de Fórmula 1, protagonizaram incidente que não mereceu reação, a equipa de comissários que trabalha na Fórmula E, muitas horas depois da corrida que colocou ponto final na Época 10 do campeonato de monolugares elétricos, atribuiu 5 segundos de penalização a António Félix da Costa, depois de considerá-lo “imprudente” no toque (acidental) que originou o furo num pneu do Jaguar de Nick Cassidy e colocou o neozelandês fora da luta por título ganho pelo companheiro de equipa do português, o alemão Pascal Wehrlein.


Cassidy, após a corrida, lamentou o azar, mas reconheceu tratar-se de incidente normal de corrida.

Cassidy, após a corrida, lamentou o azar, mas reconheceu tratar-se de incidente normal de corrida. No entanto, a FIA avaliou-o de forma diferente e, assim, punindo Félix da Costa com 5 segundos, decidiu interferir nos resultados do campeonato, com o português a baixar de 5.º para 13.º na classificação do ePrix. Consequentemente, perda de 10 pontos, descida de 5.º para 6.º no campeonato. Este desenlace, tão inesperado como surpreendente, também origina mudança no vencedor do Troféu de Construtores, com transferência de propriedade da Porsche para a Jaguar, que acumula esta vitória com o título de Equipas.


"Incidente normal de corrida", reconheceu Cassidy

Focando-nos apenas na temporada de 2024, não é a primeira vez que Félix da Costa é penalizado fora de horas e inesperadamente pelos comissários da FIA. Na ronda 6 do Mundial, em Misano, Itália, depois de comemorar vitória no pódio, português desclassificado por irregularidade técnica no 9XX Electric da Porsche (material na mola do amortecedor do pedal do acelerador…), assim perdendo 25 pontos que poderiam valer-lhe classificação (muito) diferente no Mundial. Coerência, precisa-se! dois pesos, duas medidas, não. Ainda assim, o português termina a época como o piloto com mais vitórias durante a temporada (quatro).

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page