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Foto do escritorJosé Caetano

Félix da Costa guarda-costas do campeão Wehrlein

Atualizado: 22 de jul.

Português determinante para a conquista do título pelo companheiro de equipa na Porsche, protegendo-o em momentos importantes na última corrida da Época 10. Terminou a corrida e o campeonato em 5.º. Seguem-se as férias e o casamento



António Félix da Costa, em Porsche 9XX Electric, acabou o segundo ePrix do fim de semana da Fórmula E em Londres (e o campeonato de monolugares elétricos) em 5.º. É o segundo melhor resultado da carreira do piloto em 10 épocas na categoria, superando-o apenas o título de 2020, acabando o ano com quatro vitórias. Pascal Wehrlein venceu o título de pilotos, a Jaguar sagrou-se campeã entre as equipas e a Porsche ganhou a competição reservada aos construtores.


Pascal Wehrlein venceu o título de pilotos, a Jaguar sagrou-se campeã entre as equipas e a Porsche ganhou a competição reservada aos construtores.

O campeonato de 2024 terminou de forma dramática, com o piloto menos favorito entre os três com o título debaixo de olho a conseguir impor-se no fim de ePrix que teve mais três voltas ao circuito semicoberto com 2,080 km no ExCel do que as 34 planeadas, devido às duas entradas em cena de Bruno Correia, o piloto português do Safety Car da Fórmula E, devido a incidentes muito comuns numa categoria tão competitiva em pistas com estas características (estreitas e sinuosas).



Os dois neozelandeses da Jaguar, Nick Cassidy e Mitch Evans), estiveram bastante tempo na frente da ação e ambos passaram pela condição de campeões mundiais virtuais, mas ponta final dramática beneficiou Pascal Wehrlein. Cassidy, primeiro, foi vítima de furo, após toque do Porsche de António Félix da Costa. Evans, depois, falhou a ativação do Attack Mode (obrigatória!) e acabou ultrapassado pelo Nissan do britânico Oliver Rowland, que ganhou este ePrix, e Wehrlein, que pôde cumprir aquele procedimento regulamentar sob proteção do português, o companheiro de equipa.




Casamento em outubro

“Neste momento, o meu sentimento é muito agridoce. Sei que contribui para este resultado notável da equipa e tive uma época bastante positiva, mas queria mais! E estou com um nó na garganta pelo furo que provoquei no Jaguar do Cassidy.


Não foi intencional, são incidentes normais nas corridas

Não foi intencional, são incidentes normais nas corridas, mas ele tinha quase as mãos no campeonato, pela primeira vez na minha carreira, tive influência num resultado tão importante. Aprendi muito este ano e olho para o futuro com confiança”, disse-nos António Félix da Costa, que (re)confirmou a notícia que antecipámos ontem (a manutenção na Porsche em 2025) e, ainda, a hipótese de regressar ao Mundial de Resistência (WEC) na próxima época, possibilidade admitida no contrato novo. No imediato, o piloto prepara-se para desfrutar de período de férias, tempo, também, para preparar o casamento marcado para outubro.



Wehrlein, 29 anos, festeja o primeiro título desde a vitória no campeonato alemão de turismos (DTM) de 2015 – à época, tinha 19 anos e preparava-se para a Fórmula 1, com apoio da Mercedes (estreou-se na categoria em 2016, na Manor, escuderia com unidades de potência alemãs). A Jaguar celebra o primeiro êxito internacional desde a vitória de 1991 no WSC (a competição que antecedeu o WEC), com o XJR-14 e a Tom Walkinshaw Racing (TWR).


Época 11 da Fórmula E, com início previsto para 7 de dezembro, em São Paulo, Brasil.

Na Época 11 da Fórmula E, com início previsto para 7 de dezembro, em São Paulo, Brasil, número recorde de corridas (17 em 11 fins de semana) e monolugar elétrico novo (GEN3 Evo), ainda mais potente e rápido do que o adotado em 2023.




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