Na primeira das seis sessões de testes de pré-temporada em quatro dias para preparação da Época 11 do Mundial de Fórmula E, que tem arranque marcado para 7 de dezembro, em São Paulo, Brasil, português da equipa alemã venceu toda a concorrência no Circuito de Jarama, em Madrid, Espanha, na estreia da versão 9XX Electric da edição nova do monolugar elétrico (Gen3 Evo).
A Fórmula E encontra-se concentrada em Jarama, circuito com 3,850 km e 11 curvas nos subúrbios de Madrid, Espanha, para preparar o arranque da Época 11 do campeonato de monolugares elétricos, a 7 de dezembro, com o ePrix de São Paulo, Brasil. No programa, em quatro dias, seis sessões de testes com as 11 equipas e os 22 pilotos participantes no Mundial, mais o primeiro teste feminino na história da categoria, que está reservado para o final da agenda, na tarde de sexta-feira.
Originalmente, recorda-se, o programa estava marcado para o Ricardo Tormo de Valência, como acontecia desde 2017, mas a tragédia naquela região espanhola obrigou à transferência da operação a capital espanhola. No primeiro dia de ação num circuito que recebeu nove Grandes Prémios de Espanha de Fórmula 1 entre 1968 e 1979, António Félix da Costa, no início da preparação para a 11.ª temporada em campeonato que venceu na Época 6, a terceira consecutiva com a Porsche, foi o piloto mais rápido em pista: na estreia da versão 9XX Electric da edição nova do monolugar elétrico – ver vídeo do Gen3 Evo –, volta em 1.29,220 m, à velocidade média de 158 km/h.
Jake Dennis, britânico da Andretti, marcou o segundo melhor registo, a 0,186 s do português, e Maximilian Günther, alemão da DS, conseguiu o terceiro, a 0,441 s. O campeão em título, o alemão Pascal Wehrlein, companheiro de António Félix da Costa na Porsche, terminou as três horas de trabalho com o oitavo tempo, com mais 0,875 s na volta a Jarama.
No primeiro teste de pré-temporada, quatro ausências: os dois Jaguar (Mitch Evans e Nick Cassidy) e os dois Nissan (Norman Nato e Oliver Rowland). Ambas as equipas tiveram de cumprir penalização por incumprimento do Regulamento Financeiro da Fórmula E. A sanção da Federação Internacional do Automóvel (FIA) foi, precisamente, a proibição da participação na primeira sessão de trabalho, de três horas, nos testes de pré-temporada.
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