Piloto português da Porsche domina primeira sessão de treinos livres para o fim de semana do Mundial na capital alemã. Primeira corrida amanhã (14h04 de Portugal Continental), com 40 voltas, após qualificação às 09h20
António Félix da Costa, na primeira metade da Época 10 da Fórmula E teve muitos mais negativos do que negativos, mas o piloto português, neste regresso a Berlim, Alemanha, e a Tempelhof, circuito com 2,345 km e 15 curvas em que conquistou o título da Época 6, apresenta-se determinado a reencontrar-se com os sucessos. E, esta tarde, no primeiro treino livre, confirmou-o, protagonizado a volta mais rápida da sessão, com 1.02,289 m, aos comandos do 9XX Electric da Porsche.
Félix da Costa é 10.º classificado no campeonato, com 26 pontos, menos 76 que o comandante do Mundial, o companheiro de equipa Pascal Wehrlein – não marcou qualquer tempo na sessão de hoje –, mas o fim de semana em Berlim pode valer o máximo de 58 pontos, combinando a “pole position”, a volta mais rápida e a vitória nos dois ePrix, o que pode originar mudanças significativas na classificação.
António Félix da Costa arranca à frente em Berlim, onde este fim de semana disputa a 9ª e 10ª provas do campeonato do Mundo de Formula E. Sabado: corrida 13h45 (Eurosport e Eleven); Domingo: Corrida 13h45 (Eutosport e Eleven)
"É o início da segunda metade da época e o quero dizer adeus a todos os problemas que tive na primeira. Sou competitivo, mas não acabo nos lugares da frente! Tenho de conseguir boas qualificações para posicionar-me bem nas duas corridas deste fim de semana e somar muitos pontos e conseguir pódios e vitórias”, disse Félix da Costa.
Em Berlim, que recebe o campeonato pelo 10.º ano consecutivo, corridas 9 e 10 de Época 10. Félix da Costa, em 18 corridas na capital alemã, conseguiu duas vitórias, ambas em 2020. Nos primeiros oito ePrix da temporada, sete vencedores – apenas Wehrlein comemorou dois triunfos (Cidade do México e Misano 2)! Habitualmente, no circuito instalado em antigo aeroporto da cidade, muitos momentos excitantes, como demonstram as 362 ultrapassagens registadas na edição do ano passado. A pista é desafiante, devido à superfície em cimento, por isso apresentando (muitos) ressaltos e assegurando aderência acima da média, com a exigência de gestão da degradação dos pneus a somar-se ao controlo meticuloso da energia. E, para 2024, mudança no desenho do traçado, com a zona de ativação do Attack Mode colocada no exterior da curva 2 – mantêm-se os dois períodos de potência extra, mas regista-se redução no tempo de utilização, de 8 minutos para 6 no dia 1 e 4 no 2, após alerta sobre o estado das baterias dos monolugares elétricos.
Como este ePrix coincide com as 6 Horas de Spa-Francorchamps, ronda 3 do WEC, e existem pilotos em ação nos dois Mundiais, quatro nomes novos em três equipas: Jordan King substitui Nyck de Vries na Mahindra, Paul Aron e Joel Eriksson ocupam os lugares habituais de Sébastien Buemi e Robin Frijns na Envision, e Kelvin van der Linde está no ABT Cupra de Nico Müller. Finalmente, Sam Bird, lesionado, continua fora de combate, o que permite a Taylor Barnard manter-se ao volante do McLaren.
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