Versões elétricas das variantes comerciais e de passageiros de Citroën Berlingo, Peugeot Partner, FIAT Doblò e Opel Combo já começaram a sair da linha de produção da Stellantis em Mangualde.
A Stellantis iniciou a produção em série de viaturas elétricas no seu Centro de Produção de Mangulade. Da fábrica portuguesa estão já a sair versões sem emissões locais dos modelos ligeiros de passageiros e comerciais Citroën ë-Berlingo e ë-Berlingo Van, Fiat e-Doblò, Opel Combo-e e Peugeot E-Partner e E-Rifter, unidades que têm como destino quer o mercado doméstico, quer mercados de exportação.
Investimento de 119 milhões de euros
Este novo passo para a eletrificação é o resultado de um investimento total de 119 milhões de euros, o qual foi obtido através da agenda mobilizadora para a inovação empresarial “GreenAuto”. No total, saem agora da linha de produção de Mangualde oito veículos elétricos distintos, variantes ligeiras de passageiros e de transporte de mercadorias dos modelos Citroën Berlingo, Peugeot Partner, FIAT Doblò e Opel Combo.
O início da produção em série dos modelos elétricos surge no seguimento do fabrico das primeiras unidades de pré-série no passado mês de julho, quando o grupo antecipou esse momento em vários meses, alterando o plano inicial estipulado. Para esse efeito, a unidade de produção portuguesa foi alvo de várias melhorias, quer ao nível das zonas de montagem, quer nas áreas de ferragem. A grande novidade implementada é, sem dúvida, a criação de uma linha de montagem de baterias.
Com a recente transformação, a fábrica Stellantis em Mangualde beneficia agora de mais 800 metros quadrados de área dedicada à produção, o que levou igualmente à criação de 63 novos empregos, funcionários que receberam também formação específica. Até ao final de setembro foram produzidas em Mangualde cerca de 63.400 viaturas.
コメント