top of page
Foto do escritorJoão Isaac

Opel de Eisenach produziu o milionésimo carro há 25 anos

Atualizado: 6 de nov.

No dia 10 de novembro de 1999, da linha de produção alemã, saía um Opel Corsa B preto “Edition 100”, o milionésimo automóvel “Made in Eisenach”.



A Opel está a celebrar o 25º aniversário de um marco muito especial na história da unidade de fabrico de Eisenach. A 10 de novembro de 1999, a fábrica alemã atingiu a marca de um milhão de automóveis produzidos, sendo a viatura em questão um pequeno Corsa B “Edition 100”, preto e com motor de 65 cavalos.


Na sua comunicação oficial, a marca alemã orgulha-se de ter sido das primeiras empresas a estabelecer-se nos novos estados federais em 1990, ano da reunificação alemã. Assim, após a queda do Muro de Berlim, a Opel rapidamente fundou a Opel-AWE-Planungs-GmbH em conjunto com a Automobilwerk Eisenach (AWE), dando um pontapé de saída para o desenvolvimento económico da região da Turíngia.


E apenas dois dias após a reunificação oficial, a 5 de outubro de 1990, estava já a sair de uma linha de produção de uma fábrica da AWE um primeiro Opel Vectra. A primeira pedra para a nova fábrica em Eisenach foi “lançada” em fevereiro de 1991 e em apenas 19 meses de trabalhos, as instalações ficaram concluídas. A produção do Astra teve início em setembro de 1992 e em junho do ano seguinte saía da linha de produção o primeiro Corsa “made in Germany”.



Corsa B faz disparar os números

A segunda geração do Corsa rapidamente assumiu o estatuto de best-seller, tornando-se tão popular junto dos clientes que apenas nove anos após o arranque da produção em Eisenach e apenas seis anos depois de ali ter sido fabricado o primeiro Corsa, a Opel atingia o marco de um milhão de automóveis produzidos na sua fábrica. Em 2012, a unidade de fabrico passou igualmente a produzir o citadino – e já extinto – Adam.


Já em 2019, a fábrica foi alvo de uma extensa atualização, passando a assumir a responsabilidade, em exclusivo, de produzir o maior dos SUV da marca do relâmpago, o Grandland. Mais recentemente e graças a um investimento de 130 milhões de euros, as instalações de Eisenach passaram a estar aptas a produzir automóveis eletrificados como a nova geração do SUV topo de gama da Opel, dispondo igualmente de uma unidade própria para a produção de baterias.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page