top of page
Logotipo | e-auto

Honda tem plano para a... Lua!

A Honda está a criar um sistema de pilha de combustível (“fuel cell”) regenerativa para ajudar à implementação de vida humana no espaço (e também na Terra). Os primeiros testes com o sistema de eletrólise de água vão decorrer na Estação Espacial Internacional, mas o grande objetivo é gerar oxigénio, hidrogénio e eletricidade essenciais na Lua.



O departamento de Investigação e Desenvolvimento da Honda está a dar passos para testar um sistema de eletrólise de água a alta pressão na Estação Espacial Internacional, num projeto que faz parte da visão da marca para um sistema de pilha de combustível regenerativa. Este tem como objetivo fornecer armazenamento avançado de energia capaz de suportar a vida humana na superfície lunar.

 

Este projeto, que está a ser levado a cabo com as empresas líderes no setor espacial e tecnológico Sierra Space e Tec-Masters, tira partido da experiência da companhia nipónica nas tecnologias de pilha de combustível a hidrogénio, de forma a desenvolver um sistema regenerativo, conhecido como sistema de energia renovável circular, que produzirá continuamente oxigénio, hidrogénio e eletricidade.

 

A Honda prevê que o sistema de energia renovável circular faça parte da infraestrutura para a habitação sustentada da Humanidade na Lua – utilizando unicamente recursos disponíveis de luz solar e água. Ao melhorar o desempenho do sistema de energia renovável circular, a marca nipónica espera introduzir melhorias importantes nos sistemas de pilha de combustível de longa duração que podem ser utilizadas como uma fonte de energia escalável, limpa e renovável, tanto no espaço como na Terra. 



Assim, durante o Dia Lunar, o sistema utilizará a eletricidade gerada pelo sol para alimentar o processo. O sistema de eletrólise da água a alta pressão diferencial da Honda produzirá então hidrogénio e oxigénio a partir da água. Durante a Noite Lunar, quando a Lua não recebe luz solar, uma parte do oxigénio será utilizada para os astronautas respirarem. Outra parte do oxigénio, juntamente com o hidrogénio produzido durante o Dia Lunar, servirá para gerar eletricidade.


Depois de a pilha de combustível gerar eletricidade, o único subproduto é a água, que é reciclada de volta para o sistema de eletrólise da água para criar um ciclo fechado de energia. Este processo é semelhante ao funcionamento de um sistema solar doméstico na Terra, onde a eletricidade solar diurna é aproveitada e o excesso de energia é armazenado em baterias de energia domésticas para fornecer energia durante a noite.


O “design” leve e compacto do sistema responde à necessidade crítica de reduzir os custos de transporte no desenvolvimento lunar. Além disso, como não utiliza compressão mecânica, as necessidades de manutenção são reduzidas, aumentando a fiabilidade para missões prolongadas.



Testes no espaço 

Este projeto tem como objetivo fomentar a vida na Lua, mas os primeiros testes de funcionamento estão previstos para a Estação Espacial Internacional, onde a parte mais importante deste sistema será ensaiada, nomeadamente o processo de eletrólise de água a alta pressão, de forma a verificar a eficiência a e fiabilidade do sistema num ambiente de gravidade muito distinta da existente na Terra.

 

Para os testes nessa estação, a Honda está a colaborar com a Sierra Space, empresa comercial especialista na inovação e na comercialização do espaço, e com a Tec-Masters, fornecedora de soluções científicas e tecnológicas inovadoras. A Sierra Space será o principal integrador da missão espacial, trabalhando com a NASA para transportar materiais no avião espacial Dream Chaser da Sierra Space, o único avião espacial comercial do mundo.



Nova divisão espacial 

Não menos relevante é a criação, por parte da Honda, de uma divisão integrada na Honda America para levar a cabo estes projetos de foco espacial, a Space Development Division, que irá colaborar com a indústria espacial dos Estados Unidos da América.

 

“As equipas dos EUA e do Japão trabalham em estreita colaboração para alavancar as principais tecnologias da Honda e aplicá-las à expansão das atividades humanas e ao desenvolvimento na superfície lunar. Estas iniciativas de desenvolvimento espacial demonstram o compromisso da Honda em promover um futuro sustentável através de tecnologia pioneira e colaboração”, lê-se em comunicado.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page