top of page
Logotipo | e-auto

FST13 representa Portugal na Fórmula Student

FST13 é o nome do veículo autónomo e elétrico e autónomo desenvolvido por um grupo de estudantes do Instituto Superior Técnico. Está equipado com quatro motores e atinge uma velocidade máxima de 130 km/h.



O FST13 é o mais recente projeto desenvolvido pela equipa Fórmula Student Lisboa do Instituto Superior Técnico (IST), que integra 50 estudantes de cursos de engenharia (aeroespacial, mecânica, eletrotécnica e informática). Trata-se de um pequeno veículo autónomo e elétrico pensado para a próxima edição da Fórmula Student.


O modelo conta com capacidades autónomas melhoradas e está equipado com quatro motores elétricos AC e diferencial eletrónico, configuração que lhe permite atingir os 130 km/h de velocidade máxima. A bateria de lítio-cobalto tem 6,33 kWh de capacidade e está alojada numa renovada estrutura de proteção feita com materiais compósitos. As jantes de 10'' também são novas e substituem as de 13'' utilizadas anteriormente, o que permitiu reduzir o peso do veículo.


Na época passada, o veículo projetado pela equipa do IST registou os melhores resultados de sempre, com os primeiros lugares na Fórmula Student em Portugal e Espanha e o terceiro na Alemanha, na categoria Autónomo.

A equipa FST Lisboa do Instituto Superior Técnico levará o novo FST13 à Fórmula Student Spain no Circuito da Catalunha de 1 a 7 de agosto. O projeto português, depois, viajará para a Alemanha, para Hockenheim, para participar no maior evento da competição, de 12 a 18 de agosto. A época competitiva da Fórmula Student Portugal termina em Castelo Branco, entre 3 e 7 de setembro.



“A Fórmula Student (FST) foi o primeiro núcleo de estudantes do Técnico que se dedicou integralmente à conceção, desenvolvimento, produção e teste de protótipos. Desde 2001, e após terem apresentado 12 protótipos que participaram em dezenas de competições internacionais de Fórmula Student, também foram responsáveis por inspirarem centenas de outros estudantes de engenharia a desenvolverem projetos dos mais variados tipos (dos aquáticos aos aéreos, de movidos a energia elétrica a hidrogénio). A FST é um exemplo claro da missão e do impacto que o Técnico tem na sociedade: aplicação do elevado conhecimento científico e tecnológico entregue pela escola e utilizado pelos estudantes para resolução de alguns dos desafios mais emergentes. A história da FST simboliza a capacidade e o espírito de todos os estudantes do Técnico, que acreditam na concretização dos seus sonhos enquanto futuros profissionais nas áreas de engenharia, ciência e tecnologia”, Rogério Colaço, Presidente do IST


De acordo com o regulamento da competição, não vence a equipa mais rápida, mas sim aquela que apresenta o melhor projeto global de construção, desempenho e planeamento financeiro e de vendas, uma vez que os participantes assumem, no âmbito da prova, o papel de um fabricante em processo de desenvolvimento de um protótipo a ser avaliado para passar à fase de produção.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page