top of page
Foto do escritorPedro Junceiro

Forthing: “leão” chinês já está em Portugal

Atualizado: 24 de set.

O mercado automóvel nacional conta com mais uma marca de proveniência chinesa, a Forthing, que inicia as suas atividades em Portugal ao abrigo de uma parceria com o Grupo Auto-Industrial. A gama será composta por modelos a combustão, híbridos e elétricos, cobrindo assim praticamente todas as necessidades dos condutores.



Marca pertencente ao grupo Dongfeng Liuzhou Motor. Co, Ltd, a Forthing chega agora a Portugal com um portefólio de automóveis de nova geração, entre combustão, híbridos e elétricos, brandindo argumentos como a qualidade superior e um preço competitivo, dando assim mais um passo na sua estratégia de expansão internacional.

 

Com um leão estilizado como símbolo, a marca nasceu em 2001, como Fengxing, mas foi renomeada para os mercados internacionais numa fase posterior, já tendo em vista o projeto de expansão ao mercado europeu.


Em Portugal, a Forthing aliou-se ao Grupo Auto-Industrial.

 

Na sua entrada em Portugal, a Forthing aliou-se ao Grupo Auto-Industrial, cuja experiência na distribuição automóvel é enorme, valendo-se de um século de experiência. Neste sentido, foi criada a Soltmotor, S.A., que ficará responsável pelas operações da Forthing, embora integrada na Auto-Industrial.



"Estamos muito orgulhosos por trazer a Forthing para Portugal, um mercado que valoriza a inovação e a sustentabilidade. Acreditamos que os nossos veículos vão ao encontro das expectativas dos consumidores portugueses, oferecendo uma combinação única de tecnologia avançada, segurança e eficiência”, refere Pedro Galvão, diretor geral da Forthing Portugal. “O nosso compromisso é claro: proporcionar uma experiência de condução de elevada qualidade acessível e contribuir para um futuro mais sustentável no sector automóvel em Portugal”.



No evento de lançamento da Forthing em Portugal, Patrick Wang esteve a representar a marca chinesa da Dongfeng, sublinhando o seu apreço pelo país e demonstrando empenho para com o mercado luso.


“A Forthing é uma marca nova com uma imagem jovem que personifica energia, confiança e um espírito ousado de exploração".

“A Forthing é uma marca nova com uma imagem jovem que personifica energia, confiança e um espírito ousado de exploração. Esse espírito motiva-nos a expandir nossa presença global. Hoje, temos o orgulho de apresentar nossa mais recente linha produtos para o mercado português."


O nosso objetivo é oferecer à Europa um equilíbrio que combine tecnologia, desempenho, durabilidade, sustentabilidade ambiental a preços acessíveis", refletiu, lembrando que a marca está a crescer ao ritmo da indústria chinesa, portanto, em expansão.



Gama diversificada 

Apontando ao segmento de gama média-alta, o portefólio da Forthing em Portugal compreende berlinas familiares, monovolumes e, como não poderia de ser, modelos de estilo SUV, prevendo-se o alargamento da lista de modelos ao longo dos próximos anos.


Portefólio da Forthing aponta às gamas médias-altas.

Para já, serão três os modelos disponíveis (em quatro versões), com o principal destaque a recair sobre o Friday EV, um SUV totalmente elétrico com motor de 204 cv (150 kW) e 340 Nm de binário máximo, alimentado por uma bateria de 85,9 kWh de origem BYD e com autonomia de 510 km. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 8,2 segundos e atinge os 180 km/h de velocidade máxima. O Friday EV pode ser recarregado em tomadas AC até um máximo de 11 kW e até 80 kW nos postos rápidos (DC) – demora cerca de 45 minutos a passar dos 30 para os 80% do estado de carga.



Este modelo tem um preço de entrada de 51.500€, com a marca a destacar a lista de equipamento bastante extensa, sobretudo em matéria de tecnologias de segurança, com a Forthing a adiantar que não existem opcionais neste campo.

 

O Friday poderá ser também encomendado em variante HEV, ou seja, com sistema híbrido, valendo-se de motor 1.5 turbo de 170 cv de potência e 280 Nm de binário associado a um motor elétrico de 177 cv (130 kW) e 300 Nm. A potência combinada é de 279 cv, contando ainda com caixa automática DCT de sete velocidades e de uma bateria compacta de polímeros de lítio com 2 kWh de capacidade. Esta versão acelera dos 0 aos 100 km/h em 9,0 segundos e tem também os 180 km/h como velocidade máxima.


Variante do Friday com custo mais acessível (38.500 €) destaca-se também pelo desenho mais desportivo.

Peculiar na abordagem é o U-Tour, um monovolume de 4850 mm de comprimento, com sete lugares a bordo, mas um foco muito claro no conforto. O esquema de lugares é diferente do que outros fabricantes oferecem, já que a segunda fila dispõe de duas poltronas isoladas com aquecimento, ventilação e regulação elétrica, ao passo que a terceira fila apresenta três lugares.



A marca procurou oferecer diversas comodidades de segmento superior, além de elevada funcionalidade a bordo, com materiais de maior qualidade e construção mais cuidada. Esta versão é exclusivamente térmica, confiando no motor 1.5 Turbo de 197 cv de potência e 285 Nm de binário e numa caixa automática de dupla embraiagem com sete velocidades. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 10,2 segundos.

 

O U-Tour beneficia ainda de tecnologias avançadas, como o Sistema de Conectividade Inteligente Future Link 4.0 e a assistência à condução de nível L2+, tendo um preço de entrada bastante interessante – 37.500€.



Munido de um motor elétrico de 218 cv (160 kW) de potência e 310 Nm de binário, o S7 recorre a uma bateria de fosfato de ferro-lítio de 56,8 kWh de capacidade, o que lhe permite apresentar uma autonomia de 420 km entre carregamentos. Numa tomada de carga rápida (DC) a 120 kW, pode passar dos 30 aos 80% do estado de carga em 25 minutos. Com tração traseira, acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,8 segundos. Antes de chegar a Portugal, o S7 fará a sua estreia europeia em Paris, o salão automóvel a realizar também em outubro. O preço recomendado de base é de 44.500€.



Numa fase posterior, a Forthing planeia lançar novos modelos em Portugal, incluindo o U-Tour HEV e o Friday a combustão, ampliando a sua oferta nos diversos segmentos do mercado nacional. Para já, para suportar o lançamento da marca, a Forthing terá cinco pontos de venda até ao final do ano, esperando-se depois em 2025 um aumento da rede de concessionários, com base nas valências da Auto-Industrial. A sede logística da Forthing será em Leiria, onde também está a ser armazenado o stock de peças.





0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page