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Cupra Formentor modernizado para manutenção do estatuto

Atualizado: 4 de jul.

Nova imagem, melhoria do equipamento e gama de motorizações bastante ampla são destaques da atualização de meio de ciclo do Formentor, que pretende manter o estatuto de “best-seller” da Cupra, marca na "órbita" da Seat.



Aquele que foi o primeiro modelo desenvolvido sob os códigos estéticos e técnicos da marca Cupra, o Formentor reveste-se de grande importância para a marca catalã, o que se comprova pelo estatuto de “best-seller”, com mais de 120.000 entregas em 2023 (mais 23% face ao ano anterior). Valores que foram sublinhados pelos responsáveis da Cupra no momento de revelar esta nova atualização do modelo para o segmento C, que se pauta pelo dinamismo e imagem agressiva.

 

O Formentor adota o conceito estético novo da CUPRA, destacando-se tanto o “nariz de tubarão” como os triângulos nos faróis LED Matrix e nos farolins.

 

A denominação da marca assume estatuto principal na tampa da bagageira, enquanto a designação do modelo passa a estar incorporada, de forma muito discreta, nos farolins. Os faróis dianteiros contam com tecnologia Full LED de série, podendo receber, opcionalmente, sistema LED Matrix com máximos adaptativos para não encandear os condutores que viajam em sentido oposto.



Também na frente, apesar de a grelha superior ser agora mais estilizada, as necessidades de refrigeração são colmatadas pela grelha inferior, que alia forma e função. Atrás, há uma sensação de maior largura, graças à colocação de refletores nas extremidades do para-choques, no qual tem destaque ainda o difusor aerodinâmico na secção inferior.


A gama de cores é composta por oito opções, incluindo as novas e exclusivas “Bronze Century Mate” e “Enceladus Grey Matt”, que se juntam às já existentes “Azul Fiord”, “Preto Midnight”, “Branco Glacial”, “Cinzento Magnetic Tech Mate” e “Cinzento Graphene”. Por seu turno, as opções de jantes compreendem um total de oito variantes, entre 18 e 19 polegadas, incluindo novas jantes forjadas que ajudam a reduzir o peso e a melhorar a dinâmica.



Melhorias tecnológicas 

Uma vez no habitáculo, também se procurou melhorar a qualidade geral, sobretudo com a inclusão de materiais sustentáveis, além de várias tecnologias mais avançadas. O volante, com as suas patilhas e botões integrados, mantém filosofia desportiva, enquanto a sensação de qualidade foi reforçada com a chegada de superfícies do "tablier" com padrões paramétricos. A consola central foi recentemente desenhada, também com materiais melhorados para aumentar a qualidade do interior, incluindo materiais macios ao toque nas laterais da consola central com detalhes de costura.


Os detalhes em cobre no habitáculo, incluindo nas saídas de ar, contribuem para o estilo.

 

A escolha de bancos dianteiros é também mais alargada. O banco desportivo utiliza revestimentos têxteis, podendo ser revestidos em microfibra 73% reciclada - com uma perfuração progressiva a laser - ou em pele ecológica.



Numa tónica mais desportiva, os bancos “CUPBucket” adotam uma posição de assento mais baixa, ergonómica e desportiva, com estofos fabricados em tecido Seaqual Yarn reciclado, bem como em Dinamica com 73% de poliéster reciclado. Quando equipado com os “CUPBucket”, o ambiente interior, como o painel de instrumentos, a consola central e os puxadores das portas, é apresentado em cinzento “Enceladus”.


No lado da tecnologia, o "cockpit" digital foi melhorado, variando o grafismo e as informações apresentadas ao condutor, ao passo que o ecrã central ganha em dimensão e em qualidade, graças a um novo ecrã tátil de 12,9'' com botões táteis logo abaixo, que passam a ser retroiluminados, o elimina fragilidade do modelo original.



O novo sistema de infoentretenimento, com novo processador para maior rapidez de resposta, inclui uma barra de aplicações melhorada, “widgets” e uma barra reservada para o funcionamento da climatização. O sistema está mais rápido, efetivamente, e o ecrã de maiores dimensões ajuda sobremaneira na leitura e entendimento de todas as informações, mas os comandos da climatização por via tátil continuam a não ser de fácil entrosamento na condução.


Sistema de som opcional novo é de alta qualidade. Tem 12 altifalantes e 390 watts. A Cupra desenvolveu-o em colaboração com os especialistas da Sennheiser Mobility.

O sistema “Wireless Full Link” está sempre presente, permitindo conexão dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto. O carregamento rápido sem fios é agora de 15 W, com tecnologia de refrigeração. Para verificação remota de várias funcionalidades ou controlo do estado do veículo, a marca disponibiliza a aplicação “My Cupra”, a partir da qual é possível controlar a climatização remotamente, gerir o carregamento da bateria, o fecho/desbloqueio remotos, entre outras funcionalidades.



Para todos os gostos 

Estará disponível com uma vasta gama de motorizações, incluindo quatro tecnologias diferentes: TSI (gasolina), um novo eTSI (mild hybrid), TDI (Diesel) e uma nova geração de motores eHybrid (híbrido Plug-In). No total, existem seis opções de grupos de motorização, com potências de 150 cv a 333 cv, esta última bem mais desportiva e pensada para oferecer emoções de condução bem valorizadas.


Na base da gama, mecânica 1.5 TSI de 150 cv apoiada por caixa manual de 6 velocidades.

 

O 1.5 TSI de 150 cv, estará associado a uma caixa manual de 6 velocidades, sendo este motor também utilizado para a versão eTSI de tecnologia “mild hybrid”, unicamente selecionável com caixa automática DSG de sete velocidades. Esta tecnologia de 48V proporciona uma entrada suave na eletrificação por intermédio de um motor de arranque e uma bateria de iões de lítio, com a parte elétrica a permitir funcionalidade acrescida ao permitir a desativação do motor térmico nalgumas situações de condução (por exemplo, em retas sem carga no acelerador). Ao mesmo tempo, recupera energia nas travagens e desacelerações, podendo apoiar o motor térmico nas acelerações mais intensas. A ignição passou a ser efetuada também através do sistema de 48V, tornando-a ainda mais suave (em comparação com o anterior sistema de 12V).



Na parte dos híbridos Plug-In (eHybrid), o Formentor conta com duas versões: 204 cv (150 kW) e 272 cv (200 kW), estando ambas equipadas com o novo motor 1.5 TSI, um motor elétrico e um conjunto de baterias com 19,7 kWh de capacidade (útil), para uma autonomia totalmente elétrica de mais de 100 km. A bateria pode ser carregada mais rapidamente, com potências até 50 kW (carregamento DC), enquanto em casa aceita 11 kW (anteriormente, só 3,6 kW).


O TDI também integra a gama, para satisfazer as necessidades de alguns clientes e mercados. Esta motorização apresenta-se associada uma caixa DSG de 7 velocidades.

 

A versão híbrida Plug-In mais potente, a VZ e-Hybrid com 272 cv, conta com motor 1.5 de 177 cv em associação a motor elétrico de 116 cv (85 kW). Rendimento máximo: 272 cv e 400 Nm. Esta versão pode ser equipada com travões Brembo, cujas pinças de quatro pistões combinam-se com discos perfurados de maiores dimensões em comparação com as opções de série (370x32 mm), oferecendo uma maior potência de travagem.



Os mais velozes 

As variantes VZ são as mais intensas e velozes e, no caso do mercado nacional, o Formentor VZ estará disponível com motor 2.0 TSI de 333 cv associado a uma caixa DSG de 7 velocidades, introduzindo um novo modo de condução com um sistema de tração calibrado para circuitos pelos engenheiros do Cupra e equipado com a tecnologia de repartição de binário e travões Akebono opcionais. O sistema de escape Akrapovic adiciona maior emotividade auditiva, sobretudo nas reduções de caixa ou ao tirar o pé do acelerador em modo mais desportivo.

 

Nas versões VZ, programa de condução Cupra com calibração dos pedais e da caixa otimizadas para pista, entrega mais imediata de binário, indicador luminoso de passagem de relação e a afinação específica do motor. Um desenvolvimento assinado pelos engenheiros e pilotos do Centro Técnico de Martorell.

O sistema de repartição de binário nas rodas traseiras é controlado de forma eletrohidráulica por intermédio de duas embraiagens, o que permite transferir a potência entre as rodas esquerda e direita durante as curvas e, no limite, incluir até um modo de “drift”, que simula o comportamento de um desportivo de tração traseira.


Neste perfil, o controlo eletrónico de estabilidade trabalha no modo desportivo e, utilizando a tecnologia de repartição de binário, a potência total pode ser direcionada para uma roda traseira, ajudando a empurrar o carro para interior da mesma. Também é possível desativar completamente o controlo de estabilidade (ESC Off). Os modos de condução permitem alterar diversos parâmetros do chassis e do motor, incluindo respostas, bem como o Controlo Dinâmico do Chassis (DCC), este com níveis pré-definidos, mas também afinação individual do amortecimento em vários níveis.



Específico do Formentor VZ é o modulador sonoro: trata-se de sistema ativo que reforça o som natural do motor (de acordo com o perfil de condução selecionado), apresentando uma evolução baseada numa nova curva sonora, associada ao som natural e a um conceito "Adrenaline" (intensidade sonora proporcional ao acelerador e às rotações). No modo “Individual”, o som "Pure" pode ser selecionado, desativando o sistema sonoro, mas ao mesmo tempo colocando as válvulas de escape no seu volume máximo, obtendo um som agressivo, mas 100% natural.

 

O sistema de travagem é composto por discos de 18 polegadas, de série, embora possa ver a sua performance de paragem melhorada por intermédio de sistema opcional com pinças Akebono de seis pistões (375 mm x 36 mm).


Rampa acima 

Na apresentação internacional, realizada em Barcelona, pudemos experimentar as competências desta versão. Em estrada aberta, fica à vista o desempenho capaz de impressionar, sobretudo pela disponibilidade desde baixas rotações, embora seja em condução desportiva que este modelo mais sobressai.



Aproveitando um troço de estrada fechado pela própria Cupra, com diversas curvas, foi possível aquilatar a forma voluntariosa e intensa como o motor responde às exigências do modo de condução mais desportivo, fazendo-se acompanhar da tal nota desportiva oferecida pelo escape Akrapovic.


Com as patilhas atrás do volante é possível retirar maior prazer do entrosamento com a unidade motriz (tendo controlo “by-wire” ou seja sem que exista ligação mecânica entre o seletor e a caixa), valendo-se ainda de comportamento tremendamente eficiente e competente. É possível andar rápido e de forma controlada, com um controlo dos movimentos da carroçaria muito eficaz e, sobretudo, desempenho notável do sistema de travagem.


A este respeito, nota para a arquitetura dianteira McPherson e configuração multilink traseira de série, beneficiando ainda de afinação precisa das molas e dos amortecedores para lidar melhor com as mudanças de carga.



Nos veículos equipados com tração integral 4Drive, o sistema monitoriza constantemente várias fontes, incluindo o ângulo de direção, a velocidade das rodas e a aceleração do veículo, para levar a potência à roda certa exatamente quando é necessária, ajudando a garantir a segurança.


A Cupra ainda não anunciou preços, mas o Formentor novo tem lançamento no nosso País confirmado para setembro.

 

O modelo renovado conta ainda com vários elementos de segurança, como o Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo Preditivo (ACC), a Assistência Lateral e de Saída do veículo e o Assistente do Condutor, com este último a destacar-se pela possibilidade de alertar os ocupantes da aproximação de um veículo ou peão a partir do ângulo morto, evitando assim uma potencial colisão.  Já o sistema ACC preditivo pode posicionar o veículo com base na rota e nos dados de GPS fornecidos pelo sistema de navegação, permitindo-lhe adequar a velocidade em função do traçado da estrada à sua frente - curvas, rotundas, cruzamentos, limites de velocidade e zonas urbanas.




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