top of page
Foto do escritorJoão Isaac

Ford Sierra RS500 alvo da indústria dos "restomods"

Construído pelo consórcio Vision148, o Carbon Piranha é uma reinterpretação da versão mais especial do Ford Sierra, o RS500. Aqui, carroçaria em fibra de carbono.



O nome Carbon Piranha não deixa quaisquer margens para dúvidas. Este é um Sierra RS500 muito especial, uma criação única com carroçaria totalmente construída em fibra de carbono. Desenvolvido em regime de parceria entre várias empresas britânicas, o objetivo do projeto é produzir um Ford Sierra RS500 com peso total inferior a uma tonelada.


A designação Vision148 não foi escolhido ao acaso. Remete-nos para o número de chassis da unidade sobre a qual o projeto vai ser desenvolvido: o número 148 dos 500 construídos pela Ford.

Desmontar para renascer

Numa primeira fase, o RS500 dador será totalmente desmontado para que componentes selecionados possam ser digitalizados em 3D a fim de serem depois recriados em fibra de carbono reciclada. Este processo será da responsabilidade da ASM Auto Recycling.


De seguida entra em jogo a criatividade estilística do parceiro Yasid Design, o qual supervisionará todo o conceito estético, reinterpretando as linhas de um dos mais apreciados modelos desportivos da década de 1980 e que culminarão no novo Carbon Piranha.



“O nosso ponto de vista é dar aos fãs a oportunidade de verem o RS500 de forma diferente, com um visual moderno. Mesmo aqueles que não eram nascidos quando o automóvel original foi produzido, mas que têm uma ligação com automóveis e ideias modernas” comentou Ian Howe, fundador da Vision148.


A última fase do projeto passará pelo Digital Manufacturing Centre de Siverstone, onde este muito especial RS500 será reconstruído e finalizado. A Cosworth dará igualmente o seu contributo na essencial preparação do motor sobrealimentado do Sierra.


Não foram adiantados quaisquer dados oficiais, mas com uma redução de peso estimada na ordem dos 200 kg, certamente “apoiada” por um aumento de potência “by Cosworth”, são de esperar "performances" verdadeiramente impressionantes. Aguardemos!

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page