Marca norte-americana junta-se à Hyundai e Toyota no desenvolvimento de tecnologia capaz de simular a atuação de caixas manuais. A ideia é montá-la em automóveis elétricos.

No mundo dos automóveis a combustão, é cada vez mais rara a presença de uma caixa manual de velocidades. Já no segmento dos veículos elétricos, por uma questão de conceção, a presença de uma transmissão propriamente dita é também praticamente nula, estando estes apenas equipados com um redutor e, assim, nem caixa manual, nem automática.
Porém, e de forma a incorporar uma camada adicional de interação entre homem e máquina, alguns fabricantes têm vindo a trabalhar no desenvolvimento de soluções que simulam a presença de uma caixa manual de velocidades, em resposta às exigências de condutores que apreciam um pouco mais de emoção no ato da condução. São disso exemplo marcas como a Toyota/Lexus, a Hyundai e agora também a Ford.

A marca americana solicitou recentemente o registo de uma patente de uma tecnologia que simula o funcionamento de uma transmissão manual para automóveis elétricos. O sistema pode inclusivamente funcionar segundo o habitual padrão “em H” de uma caixa convencional de 6 velocidades ou de forma sequencial e é composto por um conjunto de atuadores eletrónicos para converter sinais elétricos em movimento físico, permitindo, igualmente, simular a resistência oferecida por uma transmissão manual e, assim, proporcionar o essencial feedback ao condutor.
De acordo com a documentação oficial do pedido de registo da patente, ao mover-se a alavanca de velocidades são gerados e enviados sinais ao propulsor elétrico para que este modifique a sua entrega de potência de forma devidamente sincronizada, sendo assim possível simular as passagens de caixa de um automóvel a combustão equipado com uma transmissão manual de velocidades. O sistema deverá também permitir ajustar a vibração e resistência de atuação para os níveis desejados pelo utilizador.
Comments