top of page

Ford Focus ST Edition de olho nos circuitos

O Focus ST mais evoluído de sempre foi desenvolvido pela divisão Ford Performance a pensar em utilização mais extrema em pista, mas sem descurar as comodidades do dia-a-dia. Esta versão estará disponível apenas como berlina compacta de 5 portas, com caixa manual e em mercados selecionados.



Concebido para satisfazer os condutores mais entusiastas, o Focus ST Edition foi desenvolvido pela divisão de competição da marca americana, a Ford Performance, com o intuito de criar um automóvel capaz de oferecer prestações desportivas acima da média, mas também a versatilidade de utilização quotidiana.

 

Graças a uma série de evoluções e novidades, o Focus ST Edition ostenta distintivo “Sports Technologies”, fruto de características avançadas como o sistema de suspensão do tipo coilover com regulação (que permite aos proprietários aperfeiçoar a dinâmica de condução de acordo com as suas preferências pessoais), as jantes de liga leve fabricadas através de um processo de formação de fluxo, também utilizado para fabricar componentes aeroespaciais e o sistema de travagem da Brembo. A pintura exterior exclusiva “Azura Blue”, com apontamentos em Preto Brilhante, bem como os interiores “Motion Blue”, é característica distintiva deste Ford.



Como no “Inferno Verde” 

A suspensão coilover regulável em duas vias do Focus ST Edition surge, de série, com uma configuração desenvolvida pela Ford Performance em circuitos de toda a Europa, mas com especial incidência no Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, também conhecido como “Inferno Verde” pela sua envolvência florestal.


O Focus ST Edition é fornecido com uma documentação técnica que fornece as regulações para a suspensão numa variedade de condições, incluindo no Nordschleife-Nürburgring!

 

Esta suspensão tem a autoria dos especialistas da KW Automotive e inclui carcaças de amortecedor de tubo duplo em aço inoxidável e molas com tratamento específico. Permite um rebaixamento de 10 mm à frente e atrás, em comparação com o Focus ST convencional, mas o cliente poderá ajustar a suspensão em mais 20 mm. O sistema permite um ajuste apurado das regulações de compressão e de ressalto (resposta do pneu às oscilações do piso), aumentando assim o seu controlo e os níveis de contacto com o solo). As taragens das molas foram aumentadas em mais de 50% em comparação com o Focus ST standard.



 As novas jantes de liga leve de 19 polegadas reduzem a massa não suspensa em 10% em cada extremidade do veículo, o que ajuda também nas mudanças de direção. São construídas utilizando um processo de formação de fluxo, que compacta a liga de alumínio para manter a resistência à tensão e aumentar a resistência ao impacto, utilizando menos material. Quanto aos pneus, a marca americana optou pelos Pirelli P Zero Corsa de elevado desempenho.

 

No que respeita ao motor, o Focus ST Edition mantém o 2.3 EcoBoost com turbo "twin-scroll" (dupla admissão) de baixa inércia, para uma potência máxima de 280 cv às 5.500 rpm e 420 Nm de binário a partir das 3.000 rpm. A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 5,7 segundos e velocidade máxima é de 250 km/h.



Também para o quotidiano 

Apesar deste seu foco mais extremo nas prestações, a versão ST Edition do Focus não deixa de ter os atributos de conforto necessários para o dia-a-dia: inclui, de série, os packs opcionais mais frequentemente escolhidos pelos clientes do Focus ST, incluindo o de sistemas de assistência ao condutor. Este compreende o Cruise Control Adaptativo com Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa de Rodagem e o Sistema de Informação de Ângulo Morto com para apoio ao condutor nas manobras.

 

O modelo desportivo também inclui um sistema de som Premium B&O de 675 W, com dez altifalantes e um subwoofer, enquanto o Pack inverno, igualmente de série, inclui volante aquecido e para-brisas aquecido.



Além da cor exterior azul exclusiva, o Focus ST Edition demarca-se pelo contraste com os apontamentos a preto de elementos como as jantes de liga leve, tejadilho, spoiler, difusor traseiro, espelhos retrovisores exteriores e contornos do emblema ST. No interior, os bancos Ford Performance, o volante, o punho do comando da caixa de velocidades, os painéis inferiores da consola central e os tapetes são revestidos a Motion Blue.

 

“O novo Focus ST Edition representa o melhor da Ford Performance num formato utilizável no dia a dia”, afirmou Stefan Muenzinger, Diretor da Ford Performance Europa. “As tecnologias desportivas significam que os condutores não necessitam de comprometer a versatilidade, podendo continuar a desfrutar das emoções geradas num qualquer ‘track day’”, complementou.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page