top of page
  • Foto do escritorE-Auto

Ford Explorer e Lexie Alford recordistas de volta ao mundo

Atualizado: 31 de mar.

O elétrico novo da marca da oval azul protagonizou aventura destemida de mais de 30.000 km, com "YouTuber" de 25 anos ao volante, provando que os elétricos estão preparados para todos os tipos de viagens, incluindo as... impossíveis. Automóvel à venda em Portugal a partir de 53.000 €!



Lexie Alford, norte-americana de 25 anos adepta de viagens de aventura e "YouTuber" muito popular, principalmente nos EUA, estabeleceu um recorde, tornando-se na primeira pessoa a circum-navegar o globo terrestre ao volante de um automóvel elétrico, utilizando para o efeito um Ford Explorer novo, num trajeto que acabou em Nice, França, juntamente com outros automóveis emblemáticos da marca da oval azul.

 

Esta viagem do Explorer atravessou seis continentes, passou por 27 países e percorreu mais de 30.000 km, mas nem tudo foi fácil para Alford, que teve de enfrentar cortes de energia em África, falta de infraestruturas para o recarregamento da bateria no deserto de Atacama, no Chile, estradas não pavimentadas, etc.! A aventureira, para cumprir a missão, teve de usar criatividade e capacidade de antecipação para chegar ao fim de cada jornada.



"Durante esta aventura épica, conheci pessoas incríveis em tosos os cantos do mundo e atravessei 27 países maravilhosos. a viagem trouxe um conjunto único de desafios", afirmou Lexie, que também detém o recorde mundial de pessoa mais jovem a visitar todos os países do mundo. "Sinto-me muito honrada pelo facto de ter contado com o apoio da Ford para circum-navegar o globo no Explorer 100% elétrico, automóvel que foi a minha casa nestes cerca de seis meses. O meu objetivo era ultrapassar os limites do que é possível fazer num veículo elétrico e tenho orgulho em poder dizer que consegui", exclamou.

 

A unidade que a "YouTuber" norte-americana utilizou no desafio foi uma versão de pré-produção do Explorer, modelo que passa a estar disponível para encomenda até no mercado nacional

Ao longo da viagem, a norte-americana socorreu-se de uma variedade de soluções de recarregamento da bateria do Explorer, de tomadas de parede de 2.2 kW a carregadores rápidos, passando, ainda, por um "pack" de carregamento portátil que transportou consigo no automóvel novo da Ford.



“A Ford quer trazer paixão e emoção aos elétricos que propíe na Europa. No mercado, existem muitos automóveis com formato SUV que são 'aborrecidos'. O Explorer representa o carácter diferenciado e específico da marca", disse Jim Farley, homem-forte da fabricante de Deaborn, Detroit, EUA, que esteve no fim da aventura. "Este modelo 100% elétrico foi concebido, para as estradas e os clientes da Europa, mas é capaz de levá-los a qualquer parte do mundo”, comentou.



Gama confirmada 

Para celebrar as proezas do Explorer e da navegadora, a Ford confirmou o preço e as especificações da gama do SUV elétrico novo, que passa a disponibilizar, oficialmente, aos clientes. Baseado na plataforma MEB do Grupo VW, ao abrigo de acordo com o construtor alemão, este automóvel é o primeiro EV da marca desenvolvido e construído na Europa, combinando a engenharia alemã com o estilo americano.

 

O Explorer é apresentado com tração traseira (RWD) ou tração integral (AWD). Nas versões Long Range, bateria de níquel-manganês-cobalto (NMC) com 77 kWh de capacidade e um motor, dispondo-se de tração traseira, ou 79 kWh de capacidade, contando-se com tração integral e duas máquinas elétricas. As potências máximas anunciadas são de 210 kW/286 cv e de 250 kW/340 cv, respetivamente. A autonomia pode chegar aos 602 km na configuração mais favorável, com tração apenas às rodas posteriores. O Explorer, na versão de topo, pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,3 s e tem até 1200 kg de capacidade de reboque.



O carregamento de 10 a 80% da capacidade de armazenamento da bateria demora apenas 26 minutos, utilizando um carregador rápido de até 185 kW (DC) disponível na versão AWD. Os condutores do Explorer na Europa tanbém poderão aceder e pagar os carregamentos nos mais de 600.000 terminais integrados na rede da BlueOval Charge Network, utilizando para a aplicação FordPass ou a tecnologia Plug & Charge. O pacote inclui os postos de alta potência da IONITY, consórcio de que a Ford é membro-fundador, e da Allego, com a qual a marca da oval azul anunciou, também, uma parceria para a introdução de carregadores ultrarrápidos nos seus concessionários.


Interior funcional e tecnológico 

No interior, destaque para soluções como a MegaConsole com 17 litros de capacidade para a arrumação de pequenos objetos e o My Private Locker, espaço de arrumação oculto atrás do monitor tátil de 14,6” do SYNC Move, sistema compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fios. Também de série, volante e os bancos dianteiros desportivos (aquecidos), o banco do condutor com função de massagem e o carregamento de telemóvel sem fios.



A especificação Explorer Premium acrescenta sistema de som B&O com 10 altifalantes, iluminação interior ambiente, faróis Dynamic Matrix LED com ativação automática das luzes de máximos e função antiencandeamento. Entre os extras, tejadilho panorâmico em vidro com com mais de um metro quadrado de superfície e Pack de Assistência ao Condutor (inclui porta traseira com abertura mãos-livres que permite aceder facilmente à bagageira com 450 litros de capacidade), Head-Up Display, câmara 360º e sistema novo para Mudança Assistida de Faixa de Rodagem).


No Ford Explorer elétrico, de série, até 15 tecnologias de apoio ao condução, incluindo Cruise Control Adaptativo Inteligente com Stop and Go e Aviso de Saída em Marcha, sistema pensado para ajudar a evitar acidentes com ciclistas

 

O novo Explorer 100% elétrico é o primeiro modelo montado no Centro de Veículos Elétricos da Ford, em Colónia, Alemanha, depois de investimento no valor de 2 mil milhões de dólares na modernização da infraestrutura industrial. O preço anunciado para a versão com autonomia alargada é de 53.000 € (inclui campanha promocional de lançamento). Posteriormente, lançamento de uma versão com bateria de autonomia "standard".

0 comentário

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page