A marca da oval azul tem máquina nova para próxima edição do Rali Dakar. O modelo tem muitos recursos técnicos e tecnologias de ponta. A ambição é lutar pelos lugares cimeiros. Já confirmados na equipa, dois espanhóis, ambos muitíssimo experientes e ex-vencedores da prova mais importante do TT: Carlos Sainz e Nani Roma!
A Ford deu a conhecer a Raptor T1+ com que vai estar à partida da próxima edição do emblemático Rali Dakar, em janeiro de 2025. Na "pick-up" aplica-se a experiência adquirida no Dakar de 2024, adotando uma suspensão avançada, motor V8 mais evoluído e um desenho exterior especificamente concebido para ajudar a superar os terrenos mais implacáveis desta prova. O Raptor T1+ foi concebido em colaboração com a M-Sport Ltd, parceira de longa data da divisão Ford Performance, contando com grandes sucessos no passado, por exemplo nos ralis.
A marca norte-americana contará com quatro equipas na edição de 2025 do Dakar, mas ainda conhecemos só as duplas Carlos Sainz/Lucas Cruz e Nani Roma/Alex Haro.
“Enfrentar uma competição tão exigente como o Dakar é uma tarefa desafiante para todos nós na Ford Performance, mas nunca dizemos recusamos um desafio”, referiu Mark Rushbrook, Diretor Global da Ford Performance Motorsports. “Para abraçar este desafio, juntámo-nos aos melhores do mundo, com a M-Sport e a Red Bull, o que demonstra a determinação com que encaramos este projeto. O Ford Raptor T1+ é um marco na nossa perspetiva global para o todo-o-terreno: queremos enfrentar os melhores e provar o nosso valor nos locais mais difíceis do mundo”, acrescentou este responsável.
Conceção avançada
A nova "pick-up" de competição dispõe de diversas características avançadas, como a sua estrutura especificamente pensada para o “off-road”, sendo composta por uma estrutura do tipo “spaceframe” em aço T45 e painéis da carroçaria em fibra de carbono. O Raptor T1+ tem um peso mínimo de 2010 kg, uma largura de 2300 mm e um ângulo de ataque superior a 70°, essencial para enfrentar obstáculos como as dunas.
Por seu turno, dispõe de suspensão independente de triângulos duplos desenvolvidos em parceria com a Fox, que forneceu amortecedores do tipo “coilover” de três vias ajustáveis e amortecedores com “bypass” externo de quatro vias ajustáveis e com reservatórios separados, montados em cada roda, construção que procura assegurar eficácia e robustez.
A altura ao solo é de 400 mm e recorre ainda a jantes de alumínio de 17'', com pneus de 37''. Nos travões, discos ventilados Alcon com 355 mm e pinças monobloco de seis pistões.
Quanto ao motor, confia-se num V8 5.0 desenvolvido a partir da conhecida mecânica “Coyote” da marca norte-americana, garantindo, dessa forma, os níveis de potência e binário necessários para enfrentar os pisos mais acidentados. Também está dotado de um sistema de lubrificação por cárter seco e de um escape concebido "à medida" do Dakar.
A estreia oficial em competição deste Ford está prevista para a Baja Hungria, de 8 a 10 de agosto, conhecida pelo seu percurso sinuoso, mas que permitirá à equipa e pilotos a possibilidade de aplicar os conhecimentos técnicos na otimização do veículo. Depois, estará também à partida do Rali de Marrocos 2024, entre 4 e 11 de outubro, o qual apresenta diversos tipos de pisos, muito semelhantes aos encontrados na Arábia Saudita.
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