No mercado chinês, abordagem e marca novas: o fabricante do Grupo VW apresenta-se sem o logótipo dos quatro anéis (trocando-o pela denominação em maiúsculas), podendo, assim, criar uma identidade estética inédita. O AUDI E Concept antecipa três automóveis para lançar em 2025, todos elétricos. A SAIC é a parceria local nesta "aventura"...
Adaptando-se ao mercado chinês com uma nova estratégia, a Audi apresentou a... AUDI! Em maiúsculas e sem o tradicional logótipo dos quatro anéis, naquele que é um conceito que a companhia de Ingolstadt diz “assinalar tanto a ligação como a diferenciação da marca irmã”.
Baseada e criada à medida para a China, a AUDI integra uma nova identidade visual, independente daquela que é apresentada pelos Audi, como fica patente no primeiro protótipo revelado, o AUDI E Concept, que é descrito como um modelo desenvolvido ao gosto dos clientes chineses.
A este respeito, o protótipo foi criado em parceria entre os engenheiros da Alemanha e da China, antevendo três futuros modelos de produção que serão introduzidos a partir de meados de 2025 ao abrigo de uma parceria estabelecida entre a Audi e a SAIC.
Plataforma conjunta
O primeiro resultado desta combinação de competências já é conhecido – trata-se da “Advanced Digitized Platform”, com Döllner, CEO da Audi, a explicar que esta plataforma conjunta “será a base para uma nova geração de veículos conectados inteligentes de última geração exclusivos da China. A cooperação irá expandir ainda mais o portefólio de veículos elétricos a bateria (BEV) da Audi na China e acelerar a transformação da empresa no maior mercado do mundo”.
Os primeiros três modelos BEV serão nos segmentos de tamanho médio e maior. Outro benefício desta parceria será a redução do tempo de colocação no mercado em mais de 30%, com o primeiro modelo a iniciar as vendas em 2025.
“Ao lançar esta nova marca para modelos elétricos e inteligentes na China, a Audi está a desbravar novos caminhos para entrar em segmentos novos e com clientes mais adeptos da tecnologia”, afirmou Gernot Döllner, CEO da Audi. “A indústria automóvel está a passar pela maior transformação da sua história. Com as nossas parcerias na China, estamos a desempenhar um papel decisivo nesta transformação”, complementou.
Um dos objetivos da Audi com esta sua nova marca é preencher os requisitos dos clientes “premium” chineses, cujas expectativas são diferentes dos de outros pontos do mundo. Particularmente, são mais jovens do que no resto do mundo e, também, mais conhecedores da tecnologia e procuram abordagens inovadoras e surpreendentes a bordo. Para ir ao encontro dos desejos desses mesmos clientes, criou-se uma equipa de desenvolvimento conjunto da Audi e da SAIC, tendo Fermín Soneira, da Audi, como CEO.
Antigo responsável pela gama de produtos elétricos da Audi, Soneira irá dirigir essa parceria que alia o conhecimento e experiência na criação de produtos “premium” e altamente refinados com a rapidez de desenvolvimento e de implementação de soluções tecnológicas do grupo SAIC.
“Com ambas as partes a contribuírem com os seus principais pontos fortes, acredito firmemente que a Audi continuará a moldar o futuro da mobilidade elétrica de excelência, integrando a força de inovação do mercado”, indicou Soneira.
Exemplo de uma nova geração
O AUDI E Concept surge como um exemplo desses modelos de nova geração. Com 4870 mm de comprimento, 1990 mm de largura e 1460 mm de altura, além de uma distância entre eixos de 2950 mm, este modelo adota um desenho Sportback, assente na já referida “Advanced Digitized Platform” e com um desenho diferenciado.
Sem a típica grelha dianteira, nem o logótipo dos anéis, este modelo apresenta um desenho com extremidades muito simples, preferindo o minimalismo nas linhas. Já no interior, a AUDI apostou num conceito funcional e altamente tecnológico, com muitos dos especialistas envolvidos neste projeto a trabalharem no Estúdio de Design de Pequim há vários anos, logo, com profundo conhecimento dos códigos estéticos tradicionais da China, bem como dos desejos dos clientes locais.
Além do muito espaço a bordo, a aura tecnológica é representada pelo ecrã tátil 4K curvo de pilar a pilar, o qual oferece uma nova dimensão de informação intuitivamente acessível. Os retrovisores exteriores digitais estão integrados neste ecrã. Novidade é também o sistema operativo AUDI OS, mais avançado e capaz de apresentar um ecossistema de entretenimento e aplicações através da loja digital e individualizado através do reconhecimento facial. A integração com os smartphones, bem como o Assistente AUDI – com um avatar de IA – também estão presentes no interior.
O “AUDI Control”, uma barra sensível ao toque que se encontra por baixo do Assistente AUDI na consola central, exemplifica o esforço da marca na combinação de controlos táteis e funcionalidades digitais numa peça de design premium. Neste campo, as portas integram madeira iluminada e microfibra num design de lamelas tridimensionais – uma inovação inspirada na arquitetura moderna.
Alta potência
A vertente técnica consiste em dois motores elétricos, localizados nos eixos dianteiro e traseiro, para uma potência total de 775 cv (570 kW) e binário máximo de 800 Nm. Juntamente com a tração integral quattro da Audi, acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,6 segundos. A marca promete também dinâmica e refinamento equiparável aos modelos da Audi, ainda que adote também funções de assistência ao condutor específicas da China inovadoras.
O protótipo está equipado com uma bateria de 100 kWh, que permite uma autonomia de 700 km (de acordo com o ciclo CLTC), enquanto a arquitetura de 800 volts permite carregamento super-rápido: apenas 10 minutos de carregamento rápido são suficientes para mais de 370 km de autonomia.
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