À quarta geração, o Flying Spur entra para a história da Bentley: nunca a marca britânica produziu berlina de quatro portas tão potente, devido ao recurso a motorização híbrida Plug-In com 782 cv. A promessa é de desportividade, eficiência, luxo e sofisticação.
Embora o design exterior mantenha em grande parte as linhas e volumes do modelo lançado em 2019, o mais recente Bentley Flying Spur esconde as suas principais novidades sob “a pele”, como o novíssimo sistema híbrida Ultra Performance Hybrid, com que assume o estatuto de berlina de quatro portas mais potente de sempre da marca de Crewe.
Motor V8 biturbo de 4.0 litros de 600 cv associado a uma máquina elétrica de 190 cv
Este novo sistema é composto por um motor V8 biturbo de 4.0 litros de 600 cv associado a uma máquina elétrica de 190 cv que está integrada na caixa de oito velocidades de dupla embraiagem, num esquema que resulta mais compacto. Em modo de condução “Sport”, a potência total é de 782 cv, enquanto o binário ascende aos 1000 Nm, tendo uma curva de binário mais “rica” a qualquer rotação graças à ajuda do motor elétrico. De acordo com a Bentley, o binário aumentou em 11% em comparação com o anterior Flying Spur de motor W12, que debitava também 659 cv de potência.
A aceleração dos 0 aos 100 km/h cumpre-se em 3,5 segundos, embora as emissões (33 g/km de CO2) e os consumos tenham sido reduzidos. Graças ao motor de combustão mais eficiente e à utilização de um modo elétrico, o sistema híbrido dispensa a tecnologia de desativação de cilindros para o V8.
Em modo “EV”, o Flying Spur conta com 190 cv de potência e 450 Nm de binário máximo, sendo alimentado por uma bateria de 25,9 kWh que admite até 76 km de condução sem emissões (velocidade máxima de 140 km/h). Em combinação com o motor de combustão, a autonomia total ascende aos 829 km. Ainda de acordo com os dados técnicos agora revelados, a bateria pode ser totalmente recarregada em 2h45, admitindo 11 kW de potência máxima de carregamento. A regeneração permite recuperar alguma carga para a bateria, enquanto o modo “Charge” utiliza o motor V8 para carregar a bateria e movimentar o veículo.
Design retocado
O carácter desportivo do novo Flying Spur é sublinhado com novos elementos como os para-choques, grelha dianteira, difusor traseiro, acabamentos em grafite e especificações de personalização aerodinâmica agora na cor da carroçaria ou, opcionalmente, com acabamento em fibra de carbono.
As novas luzes LED de boas-vindas alojadas nas portas projetam uma versão animada do logótipo no chão sempre que as portas dianteiras são abertas.
Existem ainda novas jantes de 22 polegadas disponíveis em dois acabamentos, um de combinação em “Cinzento Pintado” e “Maquinado Brilhante” e outro em “Preto Pintado”, a par de outros designs de igual medida.
Os clientes da marca continuam a ter milhares de possibilidades de configuração proporcionadas pela divisão de personalização Mulliner. A título de exemplo, a gama de pinturas compreende 101 tonalidades, embora possa ser oferecida também qualquer cor do passado da Bentley e tonalidades personalizadas.
Mais refinado a bordo
As atualizações do interior melhoram o já requintado habitáculo do Flying Spur com novas opções de pesponto, pele de diamante 3D alargada às portas e pilares e mais caraterísticas de bem-estar, incluindo a ionização inteligente do ar e a opção de um novo conjunto de bancos com ajuste postural e climatização automática para os quatro lugares a bordo.
Os novos gráficos do painel de instrumentos completam o pacote de melhorias, mantendo-se como opção o sistema de ecrã rotativo da Bentley de 12,3 polegadas ao centro, que pode ainda revelar três mostradores analógicos ou um lado de superfície contínua conforme o gosto do condutor.
Só para o interior estão disponíveis 22 cores de pele primárias, 11 tonalidades secundárias e quatro divisões de cor, o que se traduz numa possibilidade de mais de 700 combinações de cores. Às peles juntam-se oito opções de folheado de madeira e mais três acabamentos técnicos - que podem ser utilizados como acabamentos simples ou duplos, e que também podem ser combinados com qualquer cor de pele interior ou pintura exterior.
Também o sistema de áudio pode ser variado entre três opções: de série, o Flying Spur dispõe de dez altifalantes de 650 Watts, sendo oferecidos em opção um sistema Bang & Olufsen de 1500 W e 16 altifalantes com grelhas de altifalantes iluminadas e um sistema Naim de 2200 W e 19 altifalantes com Transdutores Activos de Graves integrados nos bancos dianteiros e oito modos de som, este último destinado aos audiófilos.
Outras novidades passam pela integração de Apple CarPlay e Android Auto sem fios, bem como de atualizações de mapas remotas. Para além destas funcionalidades, os clientes que optarem por emparelhar o seu telemóvel poderão usufruir de serviços de automóvel conectado, como o estado de carregamento remoto, a assistência remota de estacionamento ou o pré-condicionamento remoto do habitáculo. Todos os anos serão disponibilizadas novas funcionalidades, como a previsão de semáforos verdes.
Também no foro digital, a nova “My Bentley App Studio” permite acesso a uma grande variedade de aplicações do veículo e de terceiros que podem ser descarregadas diretamente para o sistema de infoentretenimento. As aplicações incluem música, vídeo, jogos, navegação, estacionamento e carregamento.
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