O Grande Panda é o primeiro modelo da nova linha global com base numa plataforma multi-energia, com a Fiat a reposicionar-se no segmento B com linhas simples, mas digitais, e pronta para responder às necessidades da nova mobilidade atual.
O Panda é mais um ícone da indústria automóvel que se revoluciona, adotando uma nova conceção estética, mais tecnologia e um nome a condizer com as suas ambições globais: Grande Panda. No ano em que a Fiat celebra o seu 125º aniversário, a marca italiana dá mais um passo para se tornar num construtor multifacetado, sendo este o seu primeiro modelo modelo global, com chegada prevista, numa primeira fase, à Europa, Médio Oriente e África, em versões híbrida e elétrica.
A Fiat pretende lançar um modelo novo a cada ano até 2027, com o objetivo de conquistar novos clientes, mas tirando partido das potencialidades das sinergias de grupo na Stellantis, utilizando, por exemplo, a plataforma global multi-energia “Smart Car”, que se adapta a todas as regiões do mundo, permitindo à marca criar muitos veículos diferentes e responder às necessidades dos clientes onde quer que estejam.
Desenhado em Itália
O novo Grande Panda foi idealizado em em Itália, no Centro Stile de Turim, apresentando dimensões compactas inferiores a quatro metros de comprimento (3,99 m), com a marca a indicar que fica abaixo da média do segmento, que é de 4,06 m, um sinal também dos tempos e do crescimento nas dimensões que tem sido verificado nos últimos anos também neste segmento.
Com lotação para cinco pessoas, a Fiat garante espaço para pequenas famílias, num invólucro de aspeto radical adaptado à ideia de mobilidade urbana contemporânea.
Com o objetivo de transmitir força e singularidade, o volume apresenta-se robusto e estruturado. O design dinâmico fica expresso na forma em cunha da carroçaria, a que se juntam cavas das rodas volumosas, embora seja a dianteira que mais impacto causa.
Um painel preto brilhante com pixéis “polvilhados” desde o centro até aos faróis atribui um visual mais irreverente e tecnológico a este Grande Panda, enquanto a presença de uma placa de proteção na parte central inferior do para-choques contribui para enfatizar uma atitude de veículo utilitário. Por seu turno, os faróis, constituídos por cubos opalinos, refletem as janelas das fachadas da fábrica Lingotto com luzes de circulação diurna que se transformam em indicadores e iluminam alguns dos cubos que surgem como pixéis horizontais dispostos num padrão de tabuleiro de xadrez.
Nas laterais, o modelo remete para o original da década de 1980, graças à ampla superfície vidrada e pelas barras de tejadilho inclinadas que descem rumo à traseira. Em homenagem ao clássico Panda 4x4, as letras Panda são impressas tridimensionalmente em baixo-relevo nas portas, animando a parte inferior da lateral. As cavas das rodas apresentam proteções para uma impressão de maior robustez, mesmo sendo a cidade a sua “selva” predileta.
Na traseira, além do óculo traseiro inclinado e muito inspirado noutros Panda do passado, destaque ainda para os grupos óticos estilizados e para as letras tridimensionais Panda - uma homenagem ao design do Panda original. A palavra “Fiat” também surge incrustada na própria tampa da bagageira.
Em termos de cores, o novo modelo da Fiat estará disponível em cores vivas para a carroçaria, uma das quais será o amarelo apresentado nas imagens. Já as jantes de liga leve de 17 polegadas também retiram inspiração da década de 1980, com acabamento diamantado e desenho em “X” estilizado.
A marca irá revelar mais detalhes técnicos e de equipamento, bem como imagens do interior, em breve.
Para Olivier François, CEO da Fiat e responsável de operações globais da Stellantis, o lançamento deste novo modelo é a “melhor maneira de celebrar os 125 anos da Fiat”, começando a escrever “as primeiras páginas do nosso futuro, começando com o novo Grande Panda”. Acrescenta ainda que o Grande Panda dá o pontapé de saída para a Fiat iniciar “agora a sua transição para plataformas globais comuns que abrangem todas as regiões do planeta, transmitindo os benefícios resultantes aos seus clientes em todo o mundo”.
Comments