Uma versão híbrida do novo Fiat 500 será produzida em Mirafiori, Itália, a partir de 2026, numa medida que visa incrementar a sua capacidade laboral no território transalpino.
Tal como já vinha sendo apontado, a Fiat irá mesmo dar início à produção de uma versão híbrida do novo Fiat 500, destinada à fábrica de Mirafiori, a partir de 2026.
O anúncio foi feito após uma reunião entre Carlos Tavares, CEO da Stellantis, e os sindicatos italianos, que desde há meses vinham a lamentar um potencial desinvestimento das marcas da Stellantis em Itália
Com a versão elétrica a ser produzida em Tychy, na Polónia, o 500 híbrido de nova geração, com base no modelo já em comercialização, será produzido em Mirafiori, concretizando desta forma o objetivo do grupo de oferecer modelos eletrificados acessíveis aos europeus.
A Fiat pretende, desta forma, aumentar o volume de produção de novos automóveis no país, mas também fazer face ao aparente abrandamento na procura por modelos 100% elétricos na Europa, sobretudo em segmentos mais baixos, nos quais o preço de venda é questão sensível. A Stellantis vai iniciar um processo de renovação geracional na fábrica de Mirafiori, com a contratação de jovens trabalhadores.
Ao mesmo tempo, o Jeep Compass híbrido também será produzido em Melfi, Itália, ampliando a pegada italiana na malha europeia de produção
Estes anúncios complementam outros efetuados no sentido de desenvolver uma nova geração de baterias para tornar o icónico Fiat 500e ainda mais apelativo para os clientes e a ampliação da produção do Fiat Panda híbrido em Pomigliano, no Sul italiano.
O fornecimento destes novos modelos híbridos contribuirá para incrementar, também, os postos de trabalho indiretos, nomeadamente, na fábrica de Termoli e na de Mirafiori, com o desenvolvimento de novas transmissões e-DCT ao longo dos próximos anos.
Apesar destes anúncios, Tavares voltou a frisar que a ambição partilhada com o Governo italiano de atingir um milhão de veículos produzidos em Itália até 2030 necessitará de um ambiente empresarial favorável.
Comments