499P número 83 da AF Corse venceu a ronda 6 do Mundial de Resistência, corrida de 6 horas (Lone Star Le Mans) realizada no Circuito das Américas, em Austin, no Texas (EUA), poucas horas depois do sucesso de Leclerc e da Scuderia na Fórmula 1, em Monza, Itália.
A Ferrari viveu um domingo sensacional, com o 499P número 83 da AF Corse, com Robert Kubica, Yifei Ye e Robert Schwartzman a impor-se na ronda 6 do Mundial de Resistência, no Circuito das Américas, em Austin, no Texas, vencendo a corrida de 6 horas Lone Star Le Mans, após duelo entusiasmante com o Toyota GR010 Hybrid número 7, com Kamui Kobayashi, Nyck de Vries e Mike Comway. Após 183 voltas à pista norte-americana com 5,513 km, os primeiros ganharam por 1,780 segundos, a segunda margem mais reduzida na história do WEC!... Antes, em Monza, Charles Leclerc e a Scuderia tinham comemorado a primeira posição no Grande Prémio de Itália, ronda 16 do Mundial de Fórmula 1.
Schwartzman e o 499P assumiram o comando da corrida só a cerca de 40 minutos da bandeira de xadrez, aproveitando a penalização de “drive-through” – passagem pela via das boxes… – que Kamui Kobayashi teve de cumprir, por violação da regra das banderias amarelas. É a primeira vitória da Ferrari numa ronda normal do WEC desde a estreia na categoria de topo do campeonato (Hypercar), no início de 2023. Até aqui, em duas temporadas, a marca italiana representada pela AF Corse tinha ganho “apenas” duas edições das 24 Horas de Le Mans, tão-somente a corrida de referência na resistência automóvel…
É a primeira vitória da Ferrari numa ronda normal do WEC
Em Austin, com mais de 65.000 adeptos nas bancadas, o Ferrari 499P número 50, com Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, os vencedores de Le Mans-2024, terminaram em terceiro. Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor, no 963 da Porsche Penske Motorsport, conseguiram apenas a sexta posição, atrás do Cadillac V-Series.R número 2 e do Alpine A424 número 35, mas mantiveram-se no topo do campeonato de pilotos. Até ao final da temporada, 6 Horas de Fuji (Japão) já no dia 15 e 8 Horas do Bahrain, no circuito de Sakhir, a 2 de novembro.
Emtre os LMGT3, primeira posição para o Aston Martin Vantage AMR LMGT3 Evo da norte-americana Heart of Racing, com Ian James, Daniel Mancinelli e Alex Riberas. É a primeira vitória da equipa no WEC. Os Porsche 911 GT3 R3 LMGT3 da Manthey completaram o pódio – o 92 acabou a 20,538 s e o 91 a 31,321 s, com os pilotos do primeiro (Klaus Bachler, Alex Maykhin e Joel Sturm) no comando do campeonato.
Comentários