Tendo por objetivo o desenvolvimento mais apurado dos seus automóveis, a Ferrari está a ultimar os planos para a construção de um circuito de testes privado novo próximo da pista de Fiorano, em Maranello, Itália.
Com o circuito particular de Fiorano a servir de palco privilegiado para o desenvolvimento de muitos modelos – incluindo de competição – ao longo dos anos, a Ferrari estará empenhada em ampliar o seu centro de testes privado com a construção de um novo circuito.
Apesar de não existirem detalhes oficiais sobre este novo circuito, o jornal italiano Gazzetta di Modena adianta que os planos para a construção da nova infraestrutura estão já num patamar avançado, com o projeto a cargo da Dromo, empresa especializada em circuitos e com participação em traçados como os de Yas Marina (Abu Dhabi), Mugello (também em Itália) ou Sepang (Malásia), entre outros.
Ainda de acordo com aquela publicação italiana, o circuito com nome “Test Track” terá uma extensão de cerca de dois quilómetros e terá como um dos objetivos proporcionar um teste final dos automóveis antes da entrega ao cliente. Dessa forma, o veículo escapará aos olhares de dezenas de entusiastas e curiosos, mas também permitirá efetuar esse mesmo teste de validação em condições mais seguras.
Esse novo circuito terá ligação ao traçado já existente de Fiorano e também uma oficina (com cerca de 1000 metros quadrados), aproveitando um terreno de cerca de 120 mil metros quadrados que serviu durante a pandemia de Covid-19 para a fase de vacinação. Esse traçado deverá permitir velocidades constantes de até 130 km/h e terá uma curva sobrelevada para compensar as dimensões mais curtas do terreno.
Recorde-se que a Ferrari tem vindo a renovar o seu espaço em Maranello, incluindo a inauguração recente de um novo edifício de produção, o “e-building”, mais avançado tecnologicamente e versátil para produzir modelos a combustão, híbridos e elétricos.
Comments