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Ferrari de Scheckter à venda

Último Ferrari de Fórmula 1 campeão de pilotos na era de Enzo Ferrari vai a leilão pela RM Sotheby’s, fazendo parte de uma coleção de 12 carros de Jody Scheckter que será vendida no Mónaco



A época de 1979 foi a última em que Enzo Ferrari celebrou um título de pilotos, com Jody Scheckter a vencer a tão almejada “coroa” após uma corrida apoteótica no circuito italiano de Monza, palco do Grande Prémio de Itália. Agora, o Ferrari 312 T4 campeão será proposto a leilão pela RM Sotheby’s, preparando-se para conhecer um novo dono.

 

Esta unidade reveste-se de especial importância pelo conjunto de fatores que valorizam a sua história, desde logo pelo facto de ter sido o último monolugar a levar um piloto da Ferrari ao título durante quase duas décadas (Michael Schumacher viria a quebrar o jejum em 2000).


Mas, além disso, tem ainda a particularidade de ter sido o carro usado pelo sul-africano nas suas três vitórias daquela temporada (Bélgica, Mónaco e Itália) e de estar praticamente inalterado desde os tempos em que foi usado em competição, o que inclui os cintos de segurança com elevado desgaste e os componentes numerados de acordo com as especificações oficiais da época.



Desenhado por Mauro Forghieri, o 312 T4 ficou para a história da Fórmula 1 como um dos monolugares mais belos, contando com um motor de 12 cilindros "boxer" e caixa de velocidades em posição transversal (daí a letra “T”). Finda a sua carreira competitiva, o chassis foi comprado por Scheckter à própria fábrica em novembro de 1982, permanecendo na coleção do piloto ao longo das últimas décadas.

 

A RM Sotheby’s estima que este monolugar histórico da Ferrari seja arrebatado por valor entre os 5.250.000 € e os 6.500.000 €!

Mais recentemente, o carro foi levado de novo até ao local onde Scheckter celebrou o seu único título, efetuando uma demonstração no Grande Prémio de Itália de 2019, marcando os 40 anos da conquista do título de pilotos.



Outros tesouros 

A coleção de carros de competição de Scheckter é composta por outros tesouros, como é o caso do Wolf WR1 criado por Harvey Postlethwaite e que venceu logo na sua estreia, no Grande Prémio da Argentina de 1977, também com o sul-africano ao volante. No final da temporada, ficou em segundo lugar, mas o chassis em questão foi também pilotado por outro futuro campeão, Keke Rosberg, com a RM Sotheby’s a esperar um valor entre os 450.000 € e os 650.000 € para este monolugar.

 

No leilão, outros modelos emblemáticos, como os McLaren M19A, M21 e M23 ou o Tyrrell 007

Mais curiosa é a história do Tyrrell P34 de seis rodas, cujo valor esperado se situa também entre os 450.000 € e os 650.000 €. Este chassis tem a particularidade de nunca ter competido, sendo, na verdade, um carro construído nos anos 2000 a partir de peças sobressalentes em torno de um monocoque (#8) nunca utilizado. O motor Ford-Cosworth DFV e a caixa Hewland respeitam o período de construção e são idênticos aos usados nas provas de Fórmula 1. Mesmo não tendo participado em qualquer corrida, este chassis já venceu competições de monolugares históricos.



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