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Ferrari 499P vence 6 Horas de Imola

Atualizado: há 47 minutos

A Ferrari AF Corse, com o 499P número 51 de James Calado, Antonio Giovinazzi e Alessandro Pier Guidi, ganhou as 6 Horas de Imola, ronda dois do Campeonato do Mundo de Resistência (2025). É o segundo êxito da equipa italiana em 2025, após a vitória na corrida inaugural da temporada, no Catar, com o 499P número 50. Em LMGT3, primeira posição para o Porsche 911 GT3 R da Manthey 1st Phorm, com os pilotos Ryan Hardwick, Richard Lietz e Riccardo Pera. Nesta categoria, português Bernando Sousa, no Ford Mustang GT3 da Proton Competition, na décima posição.



A Ferrari AF Corse soma e segue na edição de 2025 Mundial de Resistência (WEC). A equipa italiana, depois da vitória no arranque da temporada 13 do campeonato, a 28 de fevereiro, nos 1812 km do Catar, com o 499P número 50, superiorizou-se à concorrência nas 6 Horas de Imola, impondo-se com o outro 499P oficial, que tem o número 51, é tripulado por James Calado, Antonio Giovinazzi e Alessandro Pier Guidi e, na véspera, na qualificação, tinha conquistado a “pole position”.



A equipa vencedora cumpriu 212 voltas ao circuito transalpino com 4,909 km, derrotando o BMW M8 Hybrid V8 número 20 do Team WRT, com Robin Frijns, René Rast e Sheldon van der Linde, por 8,490 s, e o Alpine A424 número 36, de Jules Gounon, Frédéric Makowiecki e Mick Schumacher, por 12,450 s. A Porsche, que tem três vitórias em três corridas com o 963 no campeonato norte-americano de resistência (WEC), continua a dececionar no WEC, a exemplo da Toyota, a hexacampeã em título. Em Itália, o melhor que a primeira conseguiu foi uma oitava posição, atrás dos dois GR010 Hybrid da segunda, que terminaram a corrida em quinto e sétimo.



Vencendo em Imola, depois da terceira posição no Catar, corrida que acabou com três 499P no pódio, Calado, Giovinazzi e Pier Guidi garantiram, também, a primeira posição no campeonato de pilotos, com 50 pontos, enquanto a Ferrari aumentou a vantagem no de construtores, ao passar a somar 92 pontos, contra 63 da BMW e 53 da Toyota. Apenas quatro hipercarros (em 18…) não terminaram na mesma volta dos primeiros classificados – um Ferrari, um Cadillac e os dois Aston Martin Valkyrie, que estão na temporada de estreia na competição e continuam a somar quilómetros.



Em LMGT3, também com 18 máquinas em ação, a corrida decidiu-se apenas com a bandeira de xadrez à vista, ganhando-a o Porsche 911 GT3 R da Manthey 1st Phorm, com Ryan Hardwick, Richard Lietz e Riccardo Pera, que superou o BMW M4 LMGT3 número 46 do Team WRT, com Ahmad Al Harthy, Maxime Martin e Valentino Rossi, por 0,316 s! Na terceira posição, a 24,301 s da equipa vencedora, terminou o Lexus RC F LMGT3 número 78, do Akkodis ASP Tem, com Arnold Robin, Finn Gehrsitz e Esteban Masson.



O português Bernardo Sousa, com os britânicos Ben Barker e Bem Tuck, no Ford Mustang GT3 número 77 da Proton Competition, acabou as 6 Horas de Imola na décima posição, a uma volta dos vencedores, enquanto o angolano Rui Andrade, no Corvette Z06 LMGT3.R número 81 da TF Sport, terminou em sexto, também a uma volta do 911 GT3 R da Manthey 1st Phorm.

 

Nesta categoria, no campeonato, Jonny Edgar, Daniel Juncadella e Ben Keating primeiros (foram apenas sétimos classificados, mas venceram a primeira corrida da temporada, no Catar, no outro Corvette Z06 LMGT3.R da TF Sport, que tem o número 33) e a estrutura britânica também comanda a classificação entre as equipas.



A terceira ronda do WEC, as 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, realiza-se a 10 de maio, cerca de um mês antes da corrida mais importante da temporada, a edição 93 das 24 Horas de Le Mans, que está marcada para o fim de semana de 14 e 15 de junho, no Circuito de la Sarthe, França.

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