Fábrica da Xiaomi é destino turístico
- João Isaac
- 26 de mar.
- 2 min de leitura
Sucesso comercial no mercado doméstico da marca de automóveis elétricos propriedade da gigante chinesa da indústria da eletrónica de consumo está originar interesse enorme, registando-se mesmo uma "corrida" para as visitas às linhas de montagem do fabricante, que decidiu organizar uma espécie de lotaria para sortear os acessos ao interior da unidade.

A Xiaomi tem sido notícia regular no site de E-Auto pelo seu impressionante crescimento, batendo recordes de vendas regularmente e, por vezes, num incrivelmente reduzido intervalo de tempo. Desta vez, a marca chinesa é novamente notícia por um motivo associado ao seu sucesso comercial, mas numa vertente um pouco diferente, pois a fábrica onde produz o seu único modelo, a berlina elétrica SU7, tem vindo a assumir-se como uma das mais recentes atrações turísticas da enorme China.
De acordo com a notícia avançada pelo website CarNewsChina, é inclusivamente muito difícil garantir uma entrada nas instalações, existindo até um processo de solicitação de acesso que mais se assemelha a um sorteio de lotaria. A fábrica tem sido cada vez mais procurada para visitas e o público mais jovem parece ser aquele que mais se interessa pelas atividades da gigante tecnológica chinesa.
Como é habitual neste tipo de situações, já se desenvolveu igualmente um mercado negro para revenda de acessos à unidade de produção da Xiaomi. Existem até registos de bilhetes vendidos a preços que rondam o equivalente a 250 euros. A visita à fábrica tem a duração de 1 hora e permite conhecer a linha de produção de onde podem sair cerca de 20 mil automóveis por mês. A fábrica nos arredores de Pequim tem mais de 700 mil metros quadrados de área e produz um novo veículo a cada 76 segundos.
O bilhete de entrada inclui ainda uma pequena cerimónia de boas-vindas, bem como a possibilidade de realizar um curto test drive ao modelo SU7. As visitas estão limitadas a grupos de apenas 20 pessoas, mas, de acordo com a Xiaomi, a primeira vaga de inscrições contou logo com 4.600 pedidos de acesso.
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