top of page

Europa tem quase um milhão de carregadores

Atualizado: 31 de ago.

De acordo com o estudo Charge Point Monitor do "site" EVMarketsReports, a rede europeia de carregamento de automóveis elétricos já tem mais de 900.000 pontos.



A rede de carregadores públicos de automóveis elétricos na Europa aproxima-se rapidamente da marca de um milhão de pontos de carga. De acordo com as informações mais recentes do relatório Charge Point Monitor, a maioria dos pontos de carregamento – sensivelmente um em cada cinco – está localizada nos Países Baixos, com um total de 169.216. Em segundo lugar surge a Alemanha, com 152.332, sendo o pódio fechado por França, com um total de 119.481 pontos. Seguem-se o Reino Unido e a Bélgica a fechar o top 5.


O relatório divulgado pelo website EVMarketsReports refere que, desde 2021, a rede de carregamento europeia registou uma taxa média de crescimento anual de 55%. Ainda assim, os autores do estudo destacam que o velho continente está ainda longe de atingir os ambiciosos objetivos estabelecidos pela União Europeia. De acordo com a ACEA, a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, serão necessários 8,8 milhões de carregadores até 2030.



A concentração de carregadores num reduzido número de países é também algo que deverá mudar no futuro, uma vez que os três países com mais pontos de carregamento são responsáveis por cerca de metade do número total existente. No que diz respeito ao crescimento da rede, Bélgica e Finlândia lideram a classificação se consideradas as variações entre outubro de 2023 e o passado mês de julho, com crescimentos de 190% e 158%, respetivamente. Cerca de 84% da rede diz respeito a pontos de carregamento AC, com uma representação em rede que é agora 10% superior. Já os carregadores rápidos e ultrarrápidos (16% da rede) cresceram, respetivamente, 15 e 25%.


Fonte: https://evmarketsreports.com/

No que toca aos centros urbanos com o maior número de pontos de carregamento, os Países Baixos colocam três cidades entre as quatro primeiras classificadas: Amesterdão, Roterdão e Haia. Só Londres se intromete neste top 4, ocupando a segunda posição. O quinto lugar é ocupado por Paris, seguindo-se Estocolmo, Utrecht, Gotemburgo, Oslo e Antuérpia.


0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page