EuroNCAP: mais sete 5 estrelas
- João Isaac
- 11 de abr.
- 2 min de leitura
Organismo europeu que supervisiona a segurança ativa e passiva dos automóveis novos colocou à prova sete modelos. Todos obtiveram a nota máxima, mas Polestar 3 destacou-se.

Na mais recente bateria de testes realizada pelo EuroNCAP, o organismo independente de segurança automóvel submeteu aos seus exigentes testes de segurança sete novos modelos, seis dos quais são SUV, formato de carroçaria que, de acordo com o seu comunicado oficial, foi responsável por 54% dos automóveis vendidos durante o ano passado.
Apesar de todos os modelos terem conseguido conquistar a nota máxima de cinco estrelas, o EuroNCAP destacou o novo Polestar 3 pelo seu excelente desempenho em termos de proteção de crianças, tendo obtido uma nota de 93%, a mais alta dos testes realizados nos últimos nove anos, já considerando os mais recentes e exigentes regulamentos.
O mais recente grupo de novos modelos testados pelo EuroNCAP inclui também, para além do Polestar 3, os novos BYD Sealion 7, Cupra Terramar, Geely EX5, Hongqi E-HS9, Jaecoo 7 PHEV e Audi A6. O SUV coupé da BYD destacou-se por conseguir ficar ao mesmo nível do Polestar 3 em termos de proteção de crianças, mas não esteve à altura do modelo da marca sueca nos outros testes.
O novo Terramar destacou-se pela robustez do seu resultado global, com notas elevadas em todas as análises - proteção de adultos, proteção de crianças, proteção de peões e assistentes de segurança – análise que também pode ser feita ao desempenho da mais recente geração do Audi A6.
Já os três restantes modelos chineses, das marcas Geely, Hongqi e Jaecoo, embora tenham sido classificados com a nota máxima de cinco estrelas, revelaram algumas falhas dignas de nota pela equipa de técnicos do EuroNCAP, nomeadamente ao nível do sistema de deteção de presença de crianças no caso do EX5 e no sistema de airbags dos outros dois modelos.
Comments