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Elétricos são já a segunda escolha das empresas

Estudo realizado pela Ayvens coloca os automóveis novos com motorizações 100% elétricas no segundo lugar das preferências das frotas empresariais em Portugal.



A 5.ª edição do estudo da mobilidade realizado pela equipa da Ayvens em Portugal mostra que os automóveis elétricos têm um papel cada vez mais relevante nas frotas das empresas nacionais.


A análise classifica-os como a escolha mais competitiva em todos os oito segmentos de automóveis de passageiros considerados neste trabalho, quer em termos de desempenho, quer ao nível do TCO, acrónimo que remete para os custos totais de utilização.


Estudo considerou fatores como o valor de aquisição da viatura, os custos associados ao combustível e/ou energia e a tributação aplicada a cada modelo, entre diversos outros fatores relevantes

“Os resultados são bastante encorajadores. O mercado dos veículos elétricos encontra-se em expansão na generalidade dos países europeus, impulsionado pelo aumento das vendas, devido à maior oferta das marcas e das normas de emissões de CO2 na União Europeia. O estudo realizado aos nossos clientes no âmbito deste trabalho também reforçou que o crescimento dos veículos elétricos não é uma moda passageira, mas sim uma tendência que veio para ficar – mais de 50% dos nossos clientes já estão em transição para a mobilidade elétrica”, diz Ricardo Silva, Diretor Comercial da Ayvens em Portugal.



Outra conclusão do estudo diz respeito à relevância da renovação das frotas nas empresas, organizações que estão cada vez mais conscientes do impacto da pegada ecológica das suas atividades. Nesse sentido, reconhece-se, igualmente, a importância de soluções como o "renting", por permitir o acesso a automóveis mais modernos e, por isso, mais eficientes.


No que respeita ao mercado europeu, verificou-se um aumento muito expressivo na venda de elétricos. Este crescimento foi impulsionado pelas normativas de emissões de CO2 cada vez mais restritivas nos países da União Europeia, evidenciando sinais de aceleração, apesar dos desafios contínuos sentidos na cadeia de abastecimento no período pós-pandemia. Já em Portugal, o desempenho durante o ano passado superou, significativamente, a média europeia, com um aumento de 104% nos registos de veículos 100% elétricos novos, comparativamente a 2022, registo muito acima do crescimento de 37% na Europa.


Relativamente ao mercado do "renting", o estudo identificou, também, um claro aumento do interesse das empresas na transição para a mobilidade elétrica, justificado não só pelos benefícios fiscais, mas também, lê-se no comunicado da Ayvens, pelos compromissos corporativos para com a sustentabilidade. Em 2023, crescimento de 297% nos automóveis elétricos em âmbito empresarial.



Principais tendências identificadas:

De 2022 para 2023, os 100% elétricos duplicaram as vendas em Portugal, terminando o ano passado com 18,3% de quota de mercado. No mesmo período, a Ayvens quadruplicou as vendas de 100% elétricos. 2023 ficará registado como o ano em que os veículos elétricos se tornaram na segunda motorização preferida dos portugueses, atrás dos veículos equipados com motores a gasolina.


Os PHEV (híbridos Plug-In) registaram um crescimento de 67%, de 2022 para 2023; a Ayvens registou um crescimento de 76% para esta mesma motorização.


Um em cada quatro veículos vendidos pela Ayvens em 2023 era 100% elétrico. A aceleração na quota da motorização resulta já em 8% da frota circulante (o equivalente a um em cada 10 automóveis, tendo em conta apenas os ligeiros passageiros).


Quase 50% das encomendas em carteira da Ayvens de ligeiros de passageiros são de carros eletrificados (24% de VE e 26% de PHEV), o que significa que um em cada dois automóveis inscritos neste universo pode circular exclusivamente com recursos a baterias.

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