top of page
  • Foto do escritorE-Auto

Estes carros têm segredos… mal escondidos

Alguns automóveis contam com aquilo que se apelida em muitas outras áreas de ‘Easter Eggs’, ou seja, pequenas surpresas escondidas por dentro ou por fora. Dos mais baratos aos mais caros, qualquer carro pode ter uma surpresa



Na fase de projeto de muitos automóveis, as equipas encarregues do desenvolvimento costumam esconder pequenos segredos no desenho dos modelos, seja por simples diversão, seja por vontade de prestar homenagem ao próprio legado da marca em que trabalham.

 

Desde tubarões ocultos a fantasmas esvoaçantes, são muitos os automóveis que revelam detalhes particulares. Eis alguns dos exemplos mais famosos.


Jeep Avenger 

Os modelos mais recentes da Jeep não esquecem a importância do modelo original, datado da década de 1940 e cuja génese está intimamente ligada ao setor militar. Em modelos como o Avenger, mesmo sendo um produto pensado para a Europa, é fácil encontrar pormenores escondidos, como a grelha do Willys original nas rebordos das jantes ou na parte interna da tampa da bagageira. Nos vidros há também pequenos desenhos nos rebordos a remeter para outras eras. Estes “Easter Eggs”, chamemos-lhes assim, não são exclusivos do Avenger e são, na verdade, extensíveis a outros modelos da marca americana.



Opel Astra Sports Tourer

A marca alemã até lhe chama de “culto dos tubarões”, já que são vários os modelos a contar com desenhos deste animal marinho espalhados pelo interior. O mais recente é o Opel Astra Sports Tourer (a exemplo do que sucede igualmente nos novos Mokka e Corsa), que também ostenta várias representações do tubarão. A ideia remonta a 2004, quando o filho do designer do Corsa de então, Dietmar Finger, lhe sugeriu que desenhasse um tubarão para o porta-luvas do utilitário. Desde então que muitos outros Opel têm contado com o tubarão como passageiro especial, sendo que no caso do novo Astra Sports Tourer pode começar por procurar no porta-luvas.



Fiat 500e

O mais recente 500e da Fiat poderia ser considerado, ele próprio, um aceno ao passado, graças à sua ligação com o modelo original, mas a marca italiana quis dotar o seu elétrico de algumas surpresas para os passageiros. A evocação ao passado começa nas portas, mais concretamente, nos puxadores das portas, onde estão gravadas as silhuetas do Cinquecento original e a frase “Made in Torino”, numa alusão à sua génese. Mas, há ainda outro detalhe meio à vista: no local para o carregamento sem fios do smartphone, sob o ecrã central, está a representação gráfica com os principais edifícios da cidade de Turim. Mas, há ainda outra surpresa mais difícil de ver: atrás do ecrã tátil está um logótipo em metal do 500, cortado a meio…



Koenigsegg Jesko 

A marca sueca de hiperdesportivos conta com um fantasma escondido na carroçaria, mas a razão é tudo menos sobrenatural. A Koenigsegg está sediada em Ängelholm, que foi a ‘casa’ do esquadrão de combate Fighter Jet Squadron 1 da Força Aérea Sueca. Como elemento distintivo, os caças desse esquadrão ostentavam o desenho de um fantasma, o qual foi mantido – a pedido dos militares – pela marca de Christian von Koenigsegg. No Jesko, por exemplo, surge na extremidade traseira.



Jaguar E-Pace 

O E-Pace da Jaguar também não escapa à tendência de pequenas surpresas escondidas a bordo e, neste caso, é facilmente visível também a partir do exterior. No canto inferior esquerdo do para-brisas encontra-se um desenho de um jaguar a caminhar com uma cria a segui-lo. Esta representação identifica o SUV mais pequeno como o E-Pace a seguir o maior F-Pace.



Volkswagen ID.3/ID.4/ID.5/ID.7/ID. Buzz 

Os automóveis da família elétrica ID da Volkswagen contam com suficientes motivos de atenção por parte dos entusiastas da mobilidade elétrica, mas os pedais dos modelos também são bastante interessantes. Isto porque os dois pedais têm inscritos os símbolos de “Play” e “Pause”, usualmente associados à reprodução de ficheiros multimédia (ou dos antigos leitores de CD, por exemplo). O acelerador corresponde ao símbolo de “Play”, enquanto o travão corresponde ao símbolo “Pause”.



Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV

Com uma grande história associada aos motores Wankel, a Mazda fez regressar esta arquitetura aos seus automóveis de produção numa variante elétrica com extensor de autonomia do MX-30. Denomianda e-Skyactiv R-EV, esta variante permite ao SUV elétrico contar com um maior alcance sem receios de não encontrar um posto de carregamento, já que o motor de combustão carrega a bateria. Por isso, não são de estranhar os muitos elementos de design inspirados no formato do rotor utilizado no motor Wankel – no encosto de cabeça dianteiro, nos tapetes e, claro, nos diversos logótipos espalhados pela carroçaria.



Tesla Model X

Este ‘Easter Egg’ mostrava o potencial escondido do grande SUV elétrico, através de um espetáculo de cor, luz e som… Com a introdução, em 2017, do ‘Tesla Holiday Show’, a marca de Elon Musk permitia aos proprietários do Model X uma animação festiva com direito a abertura das portas (mais espetaculares as portas de falcão), luzes em sequências e a música “Wizards in Winter” da Trans-Siberian Orchestra a ecoar a alto e bom som pelo sistema de som.



0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page