Prestes a ser leiloado pela RM Sotheby’s este Ferrari 275 GTB (concebido pela Scaglietti), construído em 1966, pertenceu à atriz Jane Fonda e ao seu primeiro marido, o cineasta Roger Vadim. Tendo passado por várias mãos e por várias alterações, o 275 GTB está agora em condições originais e promete ser vendido por vários milhões de euros.
Pertenceu a um dos casais mais famosos de Hollywood na década de 1960, foi depois mudando de mãos e até de cor de carroçaria. Porém, o Ferrari 275 GTB que a RM Sotheby’s propõe para leilão está agora na sua condição original e com certificação da marca italiana como um modelo clássico. Neste caso, a história do automóvel complementa a beleza do mesmo como aliciante para a sua venda pela conceituada casa de leilões.
Efetivamente, os primeiros proprietários desta unidade foram o cineasta Roger Vadim Plemiannikov e a atriz Jane Fonda, que se casaram em agosto de 1965, em Las Vegas, encetando aí um estilo de vida transatlântico entre França e os Estados Unidos da América. Depois de ter vendido o seu 250 California SWB Spider (chassis número 2175 GT), Vadim adquiriu a unidade do 275 GTB das imagens (chassis número 08641), a 15 de junho de 1966, através do concessionário Franco-Britannic Autos of Paris, distribuidor oficial da marca italiana em França, e recebeu a matrícula “64 SW 75”.
Com pintura exterior em “Azzurro” e interior em ouro preto (“Nero”), este modelo foi produzido na fase final do 275 GTB, contando com a frente alongada e três carburadores Weber. O casal manteve o carro durante dois anos e meio, tendo sido fotografados por diversas vezes no interior do Ferrari, o que contribui para o carisma desta unidade.
Em novembro de 1968, o 275 GTB regressou ao concessionário de origem e foi adquirido depois por um cliente francês de Lyon, que mandou pintá-lo de vermelho, recebendo também nova matrícula (“1191 DG 69”). Em abril de 1972, o carro passou para a posse de Christian e Anne Baverey, também de Lyon, chegando a participar nalgumas competições.
Depois, a sua história prosseguiu com a transferência de propriedade para Michel Ferry, a 16 de abril de 1980, diretor da “Société des Bains de Mer”, no Mónaco. Ainda pintado de vermelho, apresentava já outras mudanças, como a proteção dianteira retirada e os faróis amarelos, obrigatórios em França. Mas, não ficou muito tempo com o mesmo “dono”, passando pouco depois para um colecionador de Toulouse, que também aproveitou para participar em diversos ralis de clássicos e outros eventos, envergando nova matrícula (“275 TM 31”).
Numa sucessão rápida, em 1988, foi vendido a outro colecionador, que o passou a outro colecionador francês até chegar ao proprietário atual, sendo com este que se mantém há mais tempo – cerca de 20 anos. Nos últimos cinco anos, o chassis 08641 foi sujeito a um extenso trabalho de restauro para devolvê-lo ao seu formato original, incluindo a combinação “Azzurro” e “Nero” com que foi comprado por Vadim e Fonda. O carro já recebeu, entretanto, o certificado da divisão Ferrari Classiche, confirmando que mantém o chassis, motor e caixa de velocidades originais.
Sem preço anunciado, o processo de venda decorre em segredo, sendo certo que este modelo irá receber muita atenção pelo seu estado idêntico ao do momento em que recebeu a sua primeira matrícula e pelo seu historial.
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