top of page

Enyaq RS Race: Skoda prepara futuro na competição

Novo estudo de automóvel 100% elétrico proporciona-nos uma primeira imagem do que podem ser os modelos de competição da marca checa do Grupo Volkswagen.



A Skoda Motorsport, a divisão desportiva da marca checa, está a trabalhar no desenvolvimento do novo Enyaq RS Race, um concept car especial, 100% elétrico, que combina a mais recente tecnologia do mundo da competição com componentes fabricados a partir de materiais sustentáveis.


 O novo Enyaq RS Race inspira-se no ADN da competição herdado do atual Skoda Fabia RS Rally2.

Equipado com a obrigatória estrutura interior de segurança, carroçaria reforçada e bancos de competição com cintos de seis apoios, em pleno cumprimento com os rigorosos regulamentos da FIA, o novo Enyaq RS Race inspira-se no ADN da competição herdado do atual Skoda Fabia RS Rally2.


“O Skoda Enyaq RS Race é mais do que um estudo de design; é uma antevisão das tecnologias futuras e mostra como a Skoda Motorsport acrescenta ainda mais emoção aos nossos modelos de estrada RS. Este modelo demonstra as capacidades técnicas da equipa da Skoda Motorsport, enquanto aponta para um futuro sustentável no desporto automóvel”, disse Michal Hrabánek, Diretor da Skoda Motorsport.



De acordo com o comunicado oficial, as equipas de design e engenharia abordaram o projeto do Enyaq RS Race da mesma forma que o fazem com os seus veículos de competição, tentando incorporar no concept car elétrico um comportamento dinâmico e uma experiência interior em tudo idênticos aos do atual e bem-sucedido Fabia de ralis.


No habitáculo, o Enyaq RS Race está equipado com um novo painel de instrumentos construído em materiais biocompósitos, não faltando igualmente um sistema de travão de mão hidráulico, um acessório absolutamente essencial para “atacar” as classificativas de rali para o qual o concept car da Skoda Motorsport foi pensado.


Ao nível da motorização elétrica, o novo Enyaq RS Race aposta na combinação de motores e bateria elétricos que equipa o Enyaq Coupé RS, dispondo de uma potência total de 340 cavalos na sua mais recente evolução. Novidade é a inclusão de diferenciais autoblocantes mecânicos derivados da competição em ambos os eixos, maximizando a capacidade de tração. Igualmente oriundos do desporto automóvel são os travões carbo-cerâmicos nas quatro rodas.



A inclusão de materiais compósitos na construção de vários componentes deu também um contributo para a significativa redução de peso. São disso exemplo o tejadilho, os guarda-lamas, a asa traseira, os para-choques dianteiro e traseiro, os espelhos retrovisores, as soleiras e alguns dos componentes no interior. O processo de produção é idêntico ao utilizado para a fibra de carbono, a qual é aqui substituída por fibras de linho, solução inovadora que incorpora o fator da sustentabilidade neste projeto apontado à competição automóvel.


A Skoda já utilizou, num protótipo do Skoda Fabia RS Rally apresentado durante o Rali da Finlândia, vários itens fabricados de acordo com a técnica, como o piso e os componentes do sistema de ventilação ou do painel de instrumentos.

0 comentário

Yorumlar

5 üzerinden 0 yıldız
Henüz hiç puanlama yok

Puanlama ekleyin
bottom of page