Homenageando o seu passado na competição, a divisão Skoda Motorsport transfigurou um Enyaq Coupé RS para criar o Enyaq RS Race com visual mais extremo, diversas alterações mecânicas e uma dieta rigorosa que lhe “tirou” 316 kg face ao modelo de base.
Modelo “laboratório” para novas soluções em termos de materiais de baixo peso e maior sustentabilidade, o Skoda Enyaq RS Race mostra aquilo que o departamento de competição da marca checa consegue fazer quando tem liberdade para criar um projeto especial.
Este carro de corrida tem por base o Enyaq Coupé RS de produção em série, mas as alterações foram substanciais, sobretudo em matéria de peso, cortando 316 kg face ao modelo original. Além disso, como aponta Johannes Neft, membro do Conselho de Administração da Skoda para o desenvolvimento técnico, “o carro apresenta um design distinto com um forte ADN de competição, aerodinâmica melhorada e excelente aceleração. Em termos de soluções sustentáveis, o novo ‘concept car’ também serve como projeto-piloto para futuras inovações na produção em série”.
O mesmo responsável explica que as peças produzidas a partir de materiais biocompostos levaram a uma redução significativa do peso, estando em vista a sua aplicação no desporto motorizado, incluindo no atual Fabia RS Rally2, carro com que a marca participa em diversos campeonatos de ralis pelo mundo.
Mesma potência, mas mais leve
No lado técnico, o Enyaq RS Race conta com chassis rebaixado em 70 mm em comparação com a versão de produção, travões de disco em carbocerâmica com pinças de dez pistões e, numa adição especial, o regresso do travão de mão hidráulico que, juntamente com os pedais, é retirado do Fabia RS Rally2 de competição. Todo o sistema de arrefecimento dos travões é novo e o arrefecimento do próprio carro também foi alterado, com a entrada de ar para o radiador na parte inferior, o que exigiu a mudança da posição do radiador. A direção também é nova: linear com uma relação rápida em vez da progressiva do carro de produção, controlada por um volante de competição.
Já o grupo propulsor mantém-se de série, com dois motores elétricos a trabalharem em conjunto para uma potência total de 340 cv (250 kW) e uma bateria de 82 kWh. A velocidade máxima mantém-se nos 180 km/h, mas o peso significativamente mais baixo (abaixo das duas toneladas) significa que o carro acelera dos 0 aos 100 km/h em menos de cinco segundos. O Enyaq RS Race também recebeu um som totalmente novo, que também se mantém acima dos 30 km/h.
Entre os primeiros a desfrutar das emoções desportivas deste modelo está o piloto Oliver Solberg, que já experimentou o Enyaq RS Race em circuito, que elogiou a dinâmica deste carro, bem como a sua atmosfera bastante inspirada na competição.
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